Recategorização e argumentatividade: uma análise de colunas esportivas com foco na discriminação racial
Referenciação. Processos referenciais. Recategorização referencial. Argumentação. Colunas esportivas.
Este trabalho objetiva investigar o processo referencial da recategorização e sua relação com a argumentação em colunas esportivas. Em um tratamento mais específico, buscamos: identificar os referentes mobilizados no gênero coluna esportiva; descrever as formas de manifestação do processo referencial de recategorização e demais processos referenciais nos textos em estudo; compreender o modo com as recategorizações expressas nas colunas esportivas se relacionam e constroem a argumentatividade nesses textos; e, analisar a relação estabelecida entre as redes referenciais e a argumentação para a construção de sentidos nas colunas esportivas. Dessa forma, filiamo-nos aos pressupostos teóricos da Linguística Textual (LT), remetendo à interface cultivada entre ela e a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD). Para conferirmos aprofundamento nesse diálogo, seguimos os postulados de Amossy (2011; 2020), Cavalcante (2016) e Cavalcante et al. (2020). Quanto à referenciação, estratégia textual selecionada, e ainda, no que se refere à recategorização referencial, direcionamo-nos com base em Cavalcante (2012, 2015), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante e Martins (2020), Custodio Filho (2011; 2012), Koch (2005; 2023), Mondada e Dubois (2003), Lima e Feltes (2013), Lima (2017). Além de nos fundarmos em Matos (2018a; 2018b), para discutirmos a noção de redes referenciais. Metodologicamente, destacamos como uma pesquisa descritiva e interpretativista, de abordagem qualitativa, método dedutivo e de caráter bibliográfico, documental e exploratório. Os resultados demonstram que os processos referenciais guiam o ponto de vista dos colunistas, sendo dirigidos à exposição de sua intencionalidade aos interlocutores no que diz respeito à opinião desenvolvida na coluna, direcionando-os, ainda, em seu projeto argumentativo. Para tanto, as entidades postas no fio textual-discursivo, (re)alocadas pelos processos de introdução e retomada anafórica, são elementos transmissores da subjetividade dos locutores e responsáveis pela argumentatividade dos textos. Vale ressaltar que as recorrências de recategorização, que podem ocorrer em maior ou menor grau de explicitude no texto, também gerenciam o projeto argumentativo dos colunistas, sendo que cada item lexicalizado ou conduzido por aspectos cognitivo-discursivos revela os posicionamentos defendidos pelos colunistas. Dessa forma, acreditamos que o diálogo estabelecido entre LT e TAD se mostra profícuo para a análise do fenômeno da referenciação em gêneros de natureza opinativa.