RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA E PONTO DE VISTA AUTORAL NA PRODUÇÃO DA RESENHA ACADÊMICA POR PESQUISADORES INICIANTES NA ÁREA DE LETRAS
Resenha acadêmica; Responsabilidade enunciativa; Ponto de vista; Gerenciamento de vozes; Gênero discursivo.
A presente tese se propõe investigar a responsabilidade enunciativa e o ponto de vista autoral do pesquisador iniciante da área de Letras na produção de resenhas acadêmicas, buscando compreender como o sujeito-autor gerencia a dinâmica das vozes e conduz a responsabilidade enunciativa nesse gênero. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: 1) identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes na construção do ponto de vista, a partir da produção da resenha acadêmica; 2) descrever, na escrita do discente, as marcas textuais que identificam o posicionamento autoral; 3) interpretar as estratégias linguísticas e discursivas que focalizam a responsabilidade enunciativa dos discentes na escrita da resenha acadêmica. Para consolidar os objetivos acordados, situamos a pesquisa nos pressupostos teóricos da Análise Textual dos Discursos (ATD), com base nas concepções de Adam (2011) e na teoria do Ponto de Vista de Rabatel (2008, 2009, 2013, 2016; 2019), adotamos as contribuições de Bakhtin (1996) relativas aos gêneros discursivos, as quais dialogam com Adam (2011). Tecem também contribuições os estudiosos Maingueneau (2012), Benveniste (2006), Ducrot (1987) e Guentchéva(1994). Com relação aos procedimentos metodológicos, temos como corpus 08 (oito) resenhas acadêmicas selecionadas em periódicos da área de Letras. No que diz respeito à metodologia, nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e de base interpretativa. Diante da análise da responsabilidade enunciativa nas resenhas acadêmicas, primamos por três categorias de análise: as modalidades, os diferentes tipos de representação da fala e as indicações de quadros mediadores. A análise prévia do corpus aponta, como resultado, que o pesquisador iniciante realiza o engajamento e o distanciamento da RE por meio de diversos indícios linguísticos, textuais e discursivos no momento da produção da resenha acadêmica. Assim, segue-se uma alternância da assunção pelo L1/E1, denominado de pesquisador iniciante. O indício dessa assunção, inicialmente, ocorre através da tomada da RE pelo eixo da categoria modalidade, representado pelo lexema apreciativo que notifica a expressão do ponto de engajamento da RE pelo pesquisador iniciante, por se tratar de postura particularizada do seu dizer na resenha. A incidência da alternância da RE ocorre através do indício de distanciamento do L1/E1, através da condução do dizer a outra fonte de saber, a outro enunciador. Esse distanciamento da RE é expresso pelas categorias do uso de mediativos e de diferentes tipos de representação da fala. Constatamos, como suposição geral, que os pesquisadores iniciantes apresentam pouco indício de autonomia nas formulações de pontos de vista próprios.