O USO DE TELAS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DA UERN DO CAMPUS AVANÇADO DE PAU DOS FERROS
Compreensão leitora. Leitura digital. Ensino de espanhol.
A crescente digitalização do ensino, intensificada pela pandemia da COVID-19, transformou significativamente as práticas de leitura e os modos de interação com os textos, sobretudo no ensino superior. Neste trabalho, investigamos o processo de compreensão leitora em ambiente digital entre os estudantes do curso de Letras – Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Os objetivos específicos são: i) Analisar os fatores cognitivos e ambientais que interferem na leitura em ambiente digital, e ii) Propor estratégias pedagógicas que favoreçam a compreensão leitora em espanhol no suporte digital. Fundamentamo-nos nas contribuições de Coscarelli (2020), Wolf (2019), Greenfield (2021), Morin (2003) e Solé (1998), entre outros, que discutem as implicações da leitura em tela para os processos cognitivos e para o ensino de línguas. Metodologicamente, adotamos uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com aplicação de questionários e testes de compreensão leitora em suportes digital e impresso, envolvendo estudantes de diferentes períodos do curso. Os resultados esperados incluem a identificação de padrões de desempenho, dificuldades recorrentes e estratégias eficazes de leitura em tela, além de subsídios para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de línguas em contextos digitais. Espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento da formação leitora crítica e reflexiva, articulando letramento digital e ensino de espanhol.