Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVESTRE CARLOS AZEVEDO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVESTRE CARLOS AZEVEDO SILVA
DATA : 13/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual de vídeo conferência
TÍTULO:

O ENSINO E A AVALIAÇÃO DO TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO GÊNERO POST DO INSTAGRAM


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino do texto escrito. Post do Instagram. Avaliação. Língua Espanhola.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

A construção deste trabalho se deu através do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino de línguas, as quais ganharam mais popularidade no período da pandemia de COVID-19, através do ensino remoto emergencial (ERE). Deste modo, como objetivo geral deste estudo, nos propomos a investigar as especificidades do gênero post do Instagram que podem auxiliar no ensino e na avaliação do texto escrito em língua espanhola. Deste, se desdobram os objetivos específicos, que concernem em: 1) Analisar as características do gênero post do Instagram que podem auxiliar para o ensino do texto escrito em língua espanhola. 2) Identificar os propósitos e as estratégias didáticas nas publicações dos perfis @espanhol.simples e @espanholparatodosonline que podem auxiliar o professor no ensino da escrita em espanhol. 3) Descrever as abordagens que podem ser utilizadas pelo professor para a avaliação de textos escritos em espanhol nos posts dos perfis @espanhol.simples e @espanholparatodosonline. 4) Propor uma sequência didática voltada para a produção e avaliação de textos escritos em língua espanhola, utilizando como suporte o gênero post do Instagram. Para tanto, nos fundamentamos teoricamente em Marcuschi (2010), Cavalcante (2013), Antunes (2003) e Meniconi (2015) que discorrem sobre o ensino do texto escrito em língua estrangeira, Bakhtin (2003), Lima (2015), Silva et al (2016) e Carvalho (2018) que discutem a respeito do gênero digitais, e, também, Pinto (2016), Meniconi, Ifa e Silva (2020) e Rosa e Rodrigues (2021) que apresentam teorias relacionadas a avaliação da escrita por meio de gêneros digitais. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa-descritiva, haja vista os objetivos propostos relacionados à análise e descrição do corpus, já mencionados. Esta investigação encontra-se em desenvolvimento e aperfeiçoamento, porém, esperamos encontrar características no gênero post que possam contribuir para o ensino e avaliação do texto escrito em língua espanhola, como também, produzir atividades didáticas que auxiliem no aprendizado dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6137 - TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO
Interna - 8071 - EDMAR PEIXOTO DE LIMA
Externo ao Programa - 11389 - Francisco Lindenilson Lopes
Externa à Instituição - SARA DE PAULA LIMA - UFC
Notícia cadastrada em: 18/05/2025 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern