O Sistema de Avaliatividade e as estratégias de interação em texto dissertativo-argumentativo do Enem
O Sistema de Avaliatividade e as estratégias de interação em texto dissertativo-argumentativo do Enem
Avaliatividade. Redação do Enem. Texto dissertativo-argumentativo. Argumentação. Linguística Sistêmico-Funcional.
Esta pesquisa trata da Avaliatividade como recurso avaliativo na produção do texto dissertativo-argumentativo exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A relevância do estudo reside na necessidade de compreender como os elementos linguísticos avaliativos contribuem para a construção da argumentação e influenciam a avaliação das competências exigidas pela banca examinadora. Dito isso, o problema que orienta esta investigação é: Como tornar o(a)s aluno(a)s das terceiras séries do Ensino Médio proficiente(s) em textos dissertativos-argumentativos, no gênero redação para o Enem? Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa é: analisar como os recursos de Atitude, Comprometimento e Gradação são utilizados como estratégia argumentativa em texto dissertativo-argumentativo por alunos de Ensino Médio. Assim, esta tese se fundamenta na abordagem qualitativa, ancorada nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional, com ênfase no Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White (2005), bem como em Thompson (2014), Mendes (2010, 2016), Ghio e Fernández (2008), Vian Jr. (2009, 2010, 2012) e Silva (2022), Halliday e Matthiessen (2014), dentre outras autoridades da área. O corpus desta pesquisa é composto por 03 textos dissertativos-argumentativos avaliados com nota máxima no CONCURSO REDAÇÃO ENEM: Chego junto; chego a 1.000!, promovido pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (COPES), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) nos anos de 2022, 2023 e 2024. Para tanto, entende-se que a pesquisa ainda está em processo de construção e que os resultados só poderão ser apontados após a descrição e análise do corpus.