Professoras aposentadas da Educação Rural: representações discursivas de si, da docência e suas constituições esquemático-argumentativas em narrativas de vida
Análise Textual dos Discursos. Representações Discursivas. Orientação Argumentativa. Lógica Natural. Esquematização.
A dissertação intitulada “Professoras aposentadas da Educação Rural: representações discursivas de si, da docência e suas constituições esquemático-argumentativas em narrativas de vida” fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Análise Textual dos Discursos (ATD) de Jean-Michel Adam (2004, 2011, 2016, 2017), especialmente no nível semântico, no qual se situam as representações discursivas, e no nível da orientação argumentativa. O estudo é aprofundado pelas contribuições de Jean-Blaise Grize (1982, 1996, 1997, 1998), cujo conceito de esquematização é adotado como instrumento analítico para explicitar como as representações se estruturam. A pesquisa parte das seguintes questões: i) Quais representações discursivas de si e do tema docência são construídas pelas professoras aposentadas da educação rural de São Miguel/RN? ii) Quais processos esquemático-argumentativos constituem essas representações? O objetivo geral consiste em analisar as representações discursivas de si e da profissão docente construídas pelas participantes, com ênfase na identificação e explicitação dos processos argumentativos que estruturam e legitimam cada representação. Os objetivos específicos são: i) descrever e interpretar as categorias semânticas emergentes das narrativas, compreendendo como estruturam as representações discursivas; ii) reconstruir as representações de si e da profissão docente, evidenciando trajetórias históricas e experiências de vida que as sustentam; iii) analisar os mecanismos argumentativos que fundamentam a constituição dessas representações. O corpus é composto por três narrativas de vida de professoras aposentadas da zona rural do município de São Miguel/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por buscar compreender e interpretar em profundidade os sentidos construídos nas narrativas, e dedutiva, por partir de referenciais teóricos previamente definidos. As categorias semânticas utilizadas são: referenciação, predicação, modificadores e localizadores espaciais e temporais, articuladas à esquematização de Grize, com vistas a explicitar a estruturação das representações (Paiva, 2019; Flick, 2009; Yin, 2016; Rodrigues; Passeggi; Silva Neto, 2012). Os resultados evidenciam representações de si como professoras resilientes, comprometidas com a comunidade, criativas e adaptáveis; e representações da profissão docente como prática aprendida na experiência, vocação, núcleo identitário centrado na alfabetização e atividade valorizada pela comunidade. Essas representações se organizam por esquemas argumentativos recorrentes, que se iniciam na marcação espaço-temporal, avançam para a apresentação de condições adversas, destacam ações de superação e culminam na legitimação e valorização das trajetórias narradas.