DISCURSO DE OUTREM E RELAÇÕES DIALÓGICAS NA ESCRITA DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DA ÁREA DA LINGUÍSTICA
Discurso de outrem, dialogismo, relações dialógicas, dissertação de mestrado.
O presente estudo tem como objetivo identificar as formas de discurso de outrem em dissertações de mestrado e caracterizá-las quanto às manifestações de relações dialógicas. Para esse fim, delimitamos como objetivos específicos: i) identificar vozes de outrem e suas recorrências na tessitura dialógica das dissertações; ii) descrever operações enunciativo-discursivas operacionalizadas pelo autor da dissertação, momento de compreensão ativo-responsiva das palavras de outrem; iii) analisar a construção autoral na escrita de dissertações de pós-graduandos do contexto investigado. Por esse caminho, encontramos respaldo teórico-metodológico para construção de nosso trabalho através de um viés dialógico de linguagem a partir dos pressupostos de Bakhtin e o Círculo, tais como Bakhtin (2010; 2016), Volóchinov (2018; 2019), e alguns comentadores dos textos do Círculo, Brait (2005), Faraco (2009). Além disso, dialogamos, também, com trabalhos que discutem sobre a escrita científica na pós-graduação como um processo formativo, discursivo e social (Santos, 2019; Manso, 2021; Silva, 2021; Genoveze, 2022), bem como a apropriação de convenções de escrita, limitação de leituras e construção da voz autoral na produção dos textos (Bessa, 2016; 2020a; 2020b, Brilhante, 2023; Lemos, 2022; Kosloski, 2021; Bruske, 2023) e uso de estratégias de citação, sumarização e organização textual (Sant Ana, 2021; Souza, 2019; Schweiger, 2011). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa (Gil, 2002, Lavile; Dionne, 1999; Brait, 2005, Alves, 1991). Com base nos resultados preliminares, observamos que a análise do corpus evidencia uma predominância do discurso indireto como estratégia de apropriação ativa e responsiva da palavra de outrem, apontando para uma tendência dos mestrandos em reelaborar e interpretar as vozes teóricas em suas próprias palavras, em contraste com o excesso de citações literais observado em outros contextos de pesquisa.