Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIA DE SOUSA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIDIA DE SOUSA LIMA
DATA : 01/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Teses e sentidos construídos para a Educação Superior no Brasil: uma análise de discursos dos Presidentes da República pós-ditadura militar


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior. Pós-ditadura militar. Nova Retórica. Discursos presidenciais.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo geral investigar as teses e os sentidos construídos para a Educação Superior em discursos dos Presidentes da República eleitos pós-ditadura militar. Para alcançar esse propósito, traçamos os seguintes objetivos específicos: I. Identificar as teses para a Educação Superior nas mensagens enviadas ao Congresso Nacional pelos presidentes; com foco nos principais argumentos e sua ordenação; II. Interpretar quais valores são postos na argumentação e suas relações hierárquicas em defesa de cada tese; III. Analisar os sentidos construídos para a Educação Superior a partir das aproximações e distanciamentos entre as teses, e da importância do(s) auditório(s) real e/ou presumível no discurso. Para tanto, nos baseamos na Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014 [1958]), com a teoria da argumentação, além do apoio de outros autores e pesquisas que dão suporte para à atualização e ampliação dos estudos dessa teoria, tais como: Reboul (2004); Souza (2003); Fiorin (2015); Abreu (2009); Costa (2020); Piris e Grácio (2023); Azevedo e Damasceno-Morais (2022). Por meio de uma abordagem qualitativa, com procedimento documental, realizamos a busca por mensagens oficiais enviadas ao Congresso Nacional, disponíveis ao público no site oficial da Biblioteca da Presidência da República. A partir dos critérios de seleção adotados, optamos por extrair trechos dessas mensagens, enviadas no primeiro ano de mandato de cada presidente, que tratassem especificamente do setor da Educação Superior. No entanto, nos casos, em que houve substituição presidencial por vices, como nas situações de impeachment de Fernando Collor em 1992 e de Dilma Rousseff em 2016, adotamos como critério, a escolha das mensagens do último ano dos mandatos de seus vices Itamar Franco (1994) e Michel Temer (2018), a fim de investigar possíveis diferenças entre os governos. Dessa forma, o corpus é formado por trechos referentes à Educação Superior em oito mensagens oficiais enviadas ao Congresso pelos presidentes: José Sarney (1986), Fernando Collor (1990), Itamar Franco (1994), Fernando Henrique Cardoso (1995), Luiz Inácio Lula da Silva (2003), Dilma Rousseff (2011), Michel Temer (2018) e Jair Bolsonaro (2019). Desse modo, a análise desses documentos está sendo conduzida de forma descritiva e interpretativa, com base nos objetivos deste trabalho. Até o presente estágio deste trabalho, os resultados indicam a presença de teses voltadas à melhoria da qualidade da Educação Superior, bem como de valores associados a ações de infraestrutura, valorização profissional e investimento público. Esses elementos constroem sentidos que posicionam a Educação Superior como instrumento de desenvolvimento, espaço de aprimoramento técnico e de diálogo social.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Externa ao Programa - 12505 - MARIA LEIDIANA ALVES - nullPresidente - 6063 - ROSA LEITE DA COSTA
Notícia cadastrada em: 23/09/2025 12:45
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