AS EMOÇÕES EM CARTAS DE CLARICE LISPECTOR: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL COM FOCO NO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Sistema de Avaliatividade; Clarice Lispector; Cartas; Linguística Sistêmico-Funcional.
Durante muito tempo, as cartas se apresentavam como uma das principais possibilidades de interação. Em essência, devido a riqueza deste gênero, as cartas buscam estabelecer um elo comunicativo porque constroem as relações interpessoais entre os sujeitos, pelos quais estão historicamente situados em contextos sociais diversos. Repletas de aspectos (inter)subjetivos e de instâncias avaliativas devido o conteúdo que constitue a linguagem escrita, as cartas demonstram sua relevância porque tem sido alvo de investigação por muitas áreas, a exemplo da Psicologia, da Linguística e da Literatura. Partindo dessa discussão, o principal objetivo desta dissertação consiste em analisar as instâncias do Sistema de Avaliatividade (SA) presentes em cartas de Clarice Lispector com foco nos subsistemas de Atitude e Engajamento, seguindo a proposta de Martin e White (2005). Por sua vez, as 10 cartas que constituem o corpus de nossa pesquisa, cumprem o propósito geral de estabelecer, manter e/ou até mesmo de encerrar uma relação interpessoal de modo escrito. Sendo assim, os exemplares escolhidos pertencem a obra Todas as Cartas (2020), da referida autora, condizentes as décadas de 1940, 1960 e 1970, consiste nas correspondências que Lispector escreveu até os seus últimos anos de vida para amigos e familiares. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade tanto de investigar quanto de ampliar os estudos sobre o gênero carta trabalhados no contexto escolar, uma vez que é preciso apresentar alternativas para ultrapassar abordagens consideradas como tradicionalistas e com foco apenas na perspectiva gramatical. Ainda do ponto de vista metodológico, este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa porque dialoga com a perspectiva de gênero textual fundamentado sob à ótica da Escola de Sidney (Martin e Rose, 2008; Christie e Derewianka, 2008) e favorece ao pesquisador um olhar mais crítico-reflexivo perante as produções da autora nas décadas mencionadas. Para tanto, também buscamos alicerce teórico nos postulados da Linguística Sistêmico-Funcional – LSF (Halliday e Matthiessen, 2004, 2014), além de outros autores como Mendes (2010), Fuzer e Cabral (2014), Vian Jr. (2023), Cecchin, Gerhardt e Khun (2023). Os conceitos basilares da LSF, a exemplo do Contexto de Situação e do Contexto de Cultura foram demasiadamente importantes porque contribuíram para ampliar o fruto de nossas análises e entender com maior precisão o posicionamento afetivo que Clarice revela nas cartas em questão. Por fim, esperamos que esta dissertação possa despertar o interesse de mais pesquisas, uma vez que constatamos a escassez de estudos que tomem como foco o gênero carta e sua intersecção com a LSF.