REPRESENTAÇÕES DO DEVIR-MULHER NA NARRATIVA NELIDIANA
Nélida Piñon. Identidade feminina. Devir-mulher.
Esta tese objetiva realizar uma leitura crítica de obras da escritora contemporânea Nélida Piñon, problematizando como se configuram as representações identitárias de alguns personagens, sobretudo os protagonistas femininos dos romances A Casa da Paixão (1972) e A doce Canção de Caetana (1987), numa associação com a noção de devir-mulher discutida pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari (2012b). Nesse intento, partimos de uma discussão que trata da escrita nelidiana como forma de devir, destacando o posicionamento socioideológico da autora, que percorre as relações de gênero por meio da criação de personagens femininas marcadas pelo signo da transgressão. Em seguida, e de maneira mais específica, analisamos as formas de subversão e desautomatização do corpo feminino a partir da representação da personagem Marta, em A casa da paixão, e Caetana, em A doce canção de Caetana, buscando sublinhar contrapontos com a imagem da mulher no contexto de uma sociedade patriarcal. Para desenvolver essas últimas relações, recorremos a Simone de Beauvoir (1970), Michelle Perrot (2003) e Yvonne Knibiehler (2016), entre outros.