A governamentalidade neoliberal e os processos de subjetivação em
discursos sobre a saúde mental: uma análise de livros didáticos de língua inglesa do novo ensino médio
Governamentalidade neoliberal. Discurso. Subjetividade. Ensino de inglês. Novo Ensino Médio.
Este estudo investiga como os discursos sobre a saúde mental presentes em livros didáticos
de língua inglesa do novo ensino médio se articulam à governamentalidade neoliberal e engendram
processos de subjetivação de estudantes. De modo mais detalhado, este trabalho busca (i) descrever as
condições históricas que possibilitam a irrupção de discursos de saúde mental em livros didáticos de
língua inglesa do novo ensino médio; (ii) compreender como a inserção das competências
socioemocionais no currículo do novo ensino médio está relacionada aos desdobramentos do
neoliberalismo no campo educacional; (iii) investigar a relação entre saúde mental nos livros didáticos
com os interesses e o modus operandi da governamentalidade neoliberal na gestão do sofrimento psíquico
e (iv) delinear os processos de subjetivação para os discentes do ensino médio, a partir destes discursos
presentes no livro didático de língua inglesa. Para tanto, utilizamos alguns conceitos foucaultianos como
motor primário ao desenvolvimento teórico-analítico desta pesquisa, a saber, os conceitos de discurso,
enunciado, saber, poder, subjetividade, dispositivo e governamentalidade neoliberal. Além disso, outros
estudos também se mostraram relevantes bases teóricas, a exemplo de Deleuze (1992; 1996); Sennet
(2006), Dardot e Laval (2016); Han (2015, 2018); Safatle, Silva Júnior e Dunker (2020); Caponi e Daré
(2020) e Castiel (2021), para citar alguns. Metodologicamente, este estudo está inserido no campo de
estudos discursivos foucaultianos, parte especificamente método arqueogenealógico de Michel Foucault e
se constitui como uma pesquisa descritivo-interpretativo e documental de natureza qualitativa. O corpus
de estudo foi extraído de dois livros didáticos de língua inglesa, aprovados pelo Programa Nacional do
Livro e do Material Didático (PNLD), aprovados em 2021. Os enunciados verbo-visuais foram extraídos
dos livros Interação Inglês, de Albina Escobar e Juliana Franco Tavares (2020) pela editora do Brasil e
do English Vibes for Brazilians Learners, de Claúdio Franco e Kátia Tavares (2020) pela editora FTD. As
análises parciais permitem observar o funcionamento de estratégias de disciplinarização e regulação das
condutas e comportamentos dos estudantes, sobretudo no que se refere às competências socioemocionaisatreladas a produção biopolítica de um sujeito flexível, resiliente e emocionalmente hábil. Estesmecanismos de governamentalidade parecem operar a serviço de uma (re)configuração estratégica desubjetividades aptas a se moldarem às instabilidades sociais.