PRESSÃO ESTÉTICA, DISTORÇÃO DE IMAGEM E BODY SHAMING: A CONSTRUÇÃO DOS PONTOS DE VISTA E REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS EM NARRATIVAS DE SI DE MULHERES
Análise Textual dos Discursos. Ponto de vista. Representação discursiva. Narrativas de si. Pressão estética.
A Análise Textual dos Discursos (ATD), quadro teórico desenvolvido por Jean-Michel Adam, elabora, no interior das discussões promovidas pela Linguística Textual (LT), uma abordagem teórico-metodológica que propicia aos analistas do texto aproximar-se de seu objeto de estudo através de sua interface com o campo mais vasto das práticas discursivas. Ao examinar o texto em suas múltiplas dimensões, abrangendo aspectos de ordem estrutural, semântica, enunciativa e pragmática em integração às suas condições discursivas de existência, a ATD revitaliza as perspectivas teóricas em Linguística textual e cria oportunidades para explorar interseções com outras vertentes nos estudos linguísticos, entre as quais a Análise do Discurso e Teoria da Enunciação se destacam. Sua proposta analítica expõe, dentre outras categorias, as vozes que subjazem todo acontecimento enunciativo, reveladoras de posicionamentos do locutor sobre si, sobre o outro (coenunciador) e sobre a temática tratada, além de permitir evidenciar as representações discursivas que emergem dos enunciados. Em consonância com esses pressupostos, esta dissertação enfoca os níveis enunciativo e semântico de análise textual, assumindo como objetivo investigar os pontos de vista e as representações discursivas presentes em narrativas de si de mulheres sobre pressão estética, distorção de imagem e body shaming. De modo específico, tenciona: (i) caracterizar os pontos de vista estruturantes de paradigmas estéticos do corpo feminino; (ii) discutir os movimentos de (não) assunção de responsabilidade enunciativa na construção textual e discursiva dos papéis assumidos ou implicados em torno do debate sobre pressão estética; (iii) classificar as representações discursivas do corpo feminino assinaladas em narrativas de si de mulheres; (iv) analisar a relação entre as representações discursivas de um corpo feminino “padrão” e os pontos de vista coletivos que estruturam esse ideal. Para tanto, a filiação teórica fundamenta-se, sobretudo, em Adam (2011, 2017, 2019), para discutir sobre as categorias ponto de vista e representação discursiva; Rabatel (2016), para abordar a noção de responsabilidade enunciativa; bem como em Wolf (2021), Sant’Anna (2022) e Xavier (2021), para as considerações sobre a constituição dos padrões de beleza do corpo feminino. Em termos metodológicos, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de viés interpretativo e segue o raciocínio indutivo. O corpus é formado por doze narrativas de si (Maia-Vasconcelos; Freitas; Cardoso, 2015) de mulheres acerca de problemáticas do corpo feminino, coletados em igual proporção nas mídias Instagram, Youtube e Twitter. Nesse sentido, ao propor uma investigação centrada em duas categorias teóricas distintas da ATD, ponto de vista e representação discursiva, o trabalho intenta oferecer subsídios aos analistas de texto para perscrutá-las em separado e, ainda, refletir sobre uma possível influência recíproca dessas categorias na construção co(n)textual dos sentidos. Em paralelo, busca expandir o debate a respeito da pressão estética como um mecanismo social de controle sobre o corpo da mulher.