Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA BESERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA BESERRA DA SILVA
DATA : 20/11/2023
HORA: 20:00
LOCAL: Vídeo Conferência On LINE
TÍTULO:

SOBRADOS E MOCAMBOS, DE HERMILO BORBA FILHO: ENTRE O TEXTO E A CENA, UM NARRADOR SEM FRONTEIRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Narrador. Ironia. Regionalismo. Patriarcado. Arte popular


PÁGINAS: 56
RESUMO:

A personagem, em qualquer que seja a obra e o seu gênero, é uma dos elementos mais abordados em pesquisas, pois é ela quem direciona a trama e, consequentemente é a responsável pela ação na história, porém, essa não é uma função comum ao narrador, a não ser, como não é o caso aqui tratado, que ele seja um narrador personagem. Partindo disso, nosso objeto de trabalho se tornaria contestável, se não fosse a sua capacidade de, mesmo exercendo apenas a função de narrar os fatos, como missão concreta, ele não transcendesse as barreiras da lógica e se firmasse nos dois planos. Pois, sem deixar de ocupar o lugar de narrador distanciado do drama, no sentido de apenas apresentar as ações, o narrador de Sobrados e Mocambos, de Hermilo Borba Filho, invade de súbito a cena e se transforma em uma personagem em ação. Atitude que é apenas uma em meio a tantas outras, aqui abordadas, que fazem dessa “personagem”, uma das mais interessantes figuras do mundo dramático. Sua natureza pautada sempre em uma espontaneidade que vai da irreverencia acida ao sarcasmo escancarado, dá a sua personalidade um ar de libertinagem e liberdade que não passa despercebido ao público da peça. O espetáculo é, de muitas formas, não apenas apresentado, mas, estruturado segundo a opinião dele. Desse modo, a peça de Hermilo, apesar de ter como base a obra histórico-sociológica de Gilberto Freyre, se desgarra e se opõe a ela em variados sentidos, sendo o mais relevante deles, a condução dos fatos moldados pelo narrador que, sempre sedento por colocar o dedo na ferida da história revela sem pudor os costumes e as perversões dos patriarcas dos sobrados brasileiros. Nesse contexto, essa pesquisa se utiliza das duas obras, recolhendo de uma a matéria de comparação à outra, para encontrar o caminho que leve a uma compreensão dos ideais de Borba Filho, ao retratar através do seu narrador, opiniões tão divergentes das de Freyre. Para tanto, nossa base teórica refletindo as opiniões de Cadengue (2011), Candido (1965), Freyre (1972) e Nobrega (2015), percorre os caminhos que evidenciam as influências de Borba Filho, sua atuação no movimento regionalista e na busca por uma arte moderna, pautada na evocação do popular como forma de alcançar a coerência artística nacional. Se apoiando nas considerações de Ferreira (2021), Genú (2016), lima (2007), além de outros, para uma melhor análise e compreensão do nosso objeto e as intensões do seu criador.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELRI BANDEIRA DE SOUSA - UFPB
Presidente - 12610 - BEATRIZ PAZINI FERREIRA
Interno - 1822 - MANOEL FREIRE RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 10:56
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