DAS IDEALIZAÇÕES AOS FRACASSOS AMOROSOS: UM ESTUDO DO ROMANCE A COSTA DOS MURMÚRIOS, DE LÍDIA JORGE
romance português contemporâneo; relações amorosas; casamento; A costa dos murmúrios; Lídia Jorge.
Esta dissertação tem como principal objetivo analisar como ocorre a configuração do casamento de quatro personagens, Evita e Luís Alex, Helena e Forza Leal, no romance A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge. Para o desenvolvimento das análises, adotamos como suporte teórico autores que versam sobre o relacionamento amoroso e o casamento. Para tanto, este estudo está embasado nas reflexões dos seguintes teóricos: Zygmunt Bauman, em Amor líquido: sobre as fragilidades dos laços humanos (2004), em que há discussões acerca da liquidez dos relacionamentos amorosos na Modernidade e do que gera esses impasses; Anthony Giddens, em A transformação da intimidade (1993), que discorre sobre a relação amorosa ser um espaço que posiciona a mulher e o homem em lugares sociais desiguais; Silvia Federici, em O calibã e a bruxa (2017), que versa sobre a condição feminina dentro das relações amorosas; entre outros que foram relevantes para o estudo do romance estudado. Durante as análises, foi possível compreender que o romance de Lídia Jorge apresenta as relações amorosas de duas formas distintas. Em Evita e Luís, observamos que há um relacionamento caracterizado como atemporal, principalmente, pela postura empoderada da mulher, a qual não aceita viver presa às amarras sociais; em Helena e Forza, por sua vez, entendemos que há uma relação que representa a cultura clássica conservadora, tendo em vista a personalidade da figura feminina em se sujeitar a conviver com um homem machista, detentor de poder, por pura conveniência social, ou seja, para cumprir com paradigmas estruturais de uma sociedade patriarcal.