A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Inteligência Artificial; Ensino de Inglês; Análise Dialógica do Discurso; YouTube.
O cotidiano da sala de aula e as práticas de ensino da Língua Inglesa na escola públicatêm trazido discussões e provocado reflexões importantes no meio acadêmico por partedos professores-pesquisadores. Essas discussões favorecem o ensino da Língua Inglesa eacabam por refletir a prática dos profissionais envolvidos. Com o propósito de contribuircom essas discussões, este estudo objetiva relacionar o ensino de inglês e a IA, buscandoanalisar o discurso de youtubers sobre o ensino de inglês nos vídeos disponíveis naplataforma YouTube em perspectiva intercultural, considerando o contexto de realização deinvestigações. Para isso, utiliza-se da Análise Dialógica do Discurso como teoria de base.Metodologicamente, é desenvolvida uma pesquisa qualitativa, tomando os discursos dosYoutubers como enunciados, interpretando-os como elos da interação discursiva.Posteriormente foram criadas (03) três categorias de análises que refletem as temáticasgerais abordadas pelas investigações a saber: 1) Funcionalidades das plataformas: 2)Potenciais usos das plataformas: 3) Limitações e desafios na utilização do Chat GPT eCharacter.Ai para aprendizado de inglês. Como resultados, a análise elucida umaconcordância entre os sujeitos em relação à valoração positiva do uso da IA, devido àsdiferentes possibilidades de seu uso.