A leitura literária através dos contos de fadas: uma análise da compreensão leitora a partir do (re)conto
contos de fadas, literatura infantil, reconto, formação leitora
Esta dissertação analisou a compreensão leitora de uma turma de 4º ano pertencente ao segundo ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental público em que, especificamente, buscou 1) entender como se apresenta a leitura literária na turma; 2) identificar as narrativas de encantamento que fazem parte do repertório cultural discente; 3) estabelecer mediações de leitura a partir de um conto de fadas e de uma adaptação deste ; 4) analisar a ocorrência das funções proppianas nas narrativas discentes. Este estudo se fundamentou na visão de autores que versam sobre letramento, formação leitora, literatura infantil, contos de fadas e recontos tais como Street (2014), Rojo (2019), Azevedo (2002, 2014), Pontes (2012, 2023), Zilberman (2003), Coelho (2012) e Aguiar (2012). A metodologia de pesquisa foi qualitativa com aspectos de pesquisa-ação em que num primeiro momento se efetivou uma entrevista semiestruturada com a docente regente da turma, seguida de uma observação participante direcionada aos escolares e sua professora e, posteriormente, foram realizadas mediações de leitura com este grupo. Os dados da pesquisa foram abarcados por uma análise do discurso a qual foi possível averiguar um contexto escolar pouco favorável à educação literária em que, diante desta realidade, discutimos sobre a valorização do literário como elemento artístico convidativo ao amplo desenvolvimento infantil que vê na representatividade dos contos de fadas e suas adaptações um contributo à formação leitora.