Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEA MEIRELES E SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : KLEA MEIRELES E SILVA OLIVEIRA
DATA : 17/10/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

IMAGENS POÉTICAS DA LITERATURA DE CORDEL NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO

IMAGENS POÉTICAS, POESIA, PROBLEMAS SOCIAIS, ENSINO

Este trabalho investiga como as imagens poéticas da literatura de cordel podem contribuir para a formação dos alunos do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento da expressão escrita e oral, bem como a reflexão crítica sobre questões sociais contemporâneas. A pesquisa é realizada na Escola Estadual Coronel Solon, em Grossos, RN, que oferece Ensino Médio em tempo integral. A participação ativa dos alunos, que atuam como coautores do processo, e o envolvimento dos professores de Ciências Humanas e Sociais e de Língua Portuguesa garantem uma abordagem colaborativa e contextualizada. A investigação concentra-se na implementação de oficinas e rodas de conversa em um ambiente escolar público. Por meio desse método, busca-se gerar intervenções práticas que envolvem os alunos na produção de poesias sociais autorais, promovendo um ciclo contínuo de ação, observação e reflexão. O objetivo principal é promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando a literatura de cordel e as imagens poéticas como um meio de engajamento pedagógico que estimula a reflexão crítica sobre problemas sociais, além de fomentar a empatia e a conscientização. O impacto dessas intervenções será avaliado por meio da produção dos alunos, do feedback dos professores e das discussões nas oficinas, visando identificar como essas práticas podem enriquecer a formação crítica dos estudantes frente às questões sociais contemporâneas.

Externo ao Programa - 1889 - AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA
Interno - 4890 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO