Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSÂNGELA DE MEDEIROS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSÂNGELA DE MEDEIROS PEREIRA
DATA : 10/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

MATEMÁTICA É DIFÍCIL, “MINHA GENTE”: CAUSAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PELA ÓTICA DISCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Dificuldades na aprendizagem. Educação Matemática Crítica. Cultura Escolar. Ensino Médio.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Conhecer a realidade dos estudantes em relação à matemática é o ponto chave desta imersão, que tem como objetivo analisar a perspectiva de estudantes do Ensino Médio sobre as causas que desencadearam as dificuldades de aprendizagem na disciplina matemática, bem como as estratégias adotadas para o enfrentamento dessas dificuldades ao longo da vida escolar. Para viabilizar esse objetivo, a pesquisa perseguiu os seguintes objetivos específicos: entender as relações entre a aprendizagem matemática de estudantes do ensino médio com seus contextos sociais e a cultura escolar; identificar a percepção dos estudantes sobre as possíveis causas que geram dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática; e compreender as estratégias adotadas pelos estudantes no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem matemática. Trata-se de uma investigação qualitativa que adota a História Oral, com suporte da Sociopoética, como metodologia de pesquisa. A abordagem está fundamentada nas perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa 'História Oral e Educação Matemática' (GHOEM), bem como na de Jacques Gauthier. O ponto central deste estudo foi a instalação do Grupo-Pesquisador, cuja premissa é a produção coletiva do conhecimento. Para isso, acionamos as vivências relacionadas à aprendizagem matemática de cada membro do Grupo-Pesquisador. As narrativas produzidas durante as oficinas desempenharam um papel fundamental, oferecendo uma janela para as experiências dos participantes. Elas permitiram uma compreensão mais rica e contextualizada das causas que acarretam dificuldades na Matemática, bem como das estratégias que eles desenvolveram ao longo de sua trajetória escolar, contribuindo diretamente para o alcance dos objetivos específicos da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 5344 - MANASSES PEREIRA NÓBREGA
Presidente - 12222 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS
Externa à Instituição - MARIA EDNÉIA MARTINS - UNESP
Notícia cadastrada em: 04/02/2025 09:13
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