ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO: DA FORMULAÇÃO POLÍTICA À ATUAÇÃO DOCENTE
Itinerários formativos. Ensino médio. Ciclo de Políticas. Currículo.
O presente trabalho discute a política curricular dos itinerários formativos do ensino médio, desde a formulação dos documentos oficiais até a atuação docente. Partimos da concepção que as políticas educacionais são constituídas a partir de construções discursivas e atos de poder, além de movimentos complexos, que envolvem embates e disputas em diferentes contextos. O objetivo geral da pesquisa é analisar como os itinerários formativos foram se configurando nas escolas de ensino médio no Ceará, a partir dos documentos oficiais e da atuação docente. Esse objetivo foi perpassado pelos seguintes objetivos específicos: a) Analisar os itinerários formativos a partir dos documentos oficiais, no Brasil e no Ceará. b) Analisar a atuação dos professores dos itinerários formativos no contexto da prática. O quadro teórico-metodológico do estudo foi a base proposta pela abordagem do Ciclo de Políticas de Ball. Nesse estudo foi utilizada a perspectiva qualitativa, com construção de dados a partir da análise documental e de campo. Nessa trajetória, produzimos contribuições a partir de uma perspectiva descentrada, procurando compreender a política dos itinerários formativos a partir dos movimentos de significação e (re)contextualização nos diferentes contextos (de influência, de produção de texto e da prática). As informações construídas ao longo da pesquisa, indicam que os itinerários formativos nas escolas estaduais do Ceará não são estruturas fixas, mas configurações em constante construção, marcadas por processos contínuos de tradução e interpretação. Movimentos que são influenciados tanto pelas transformações nos textos políticos quanto pela atuação de entidades científicas e educacionais, além das recontextualizações operadas pelos sujeitos que atuam e ressignificam essas políticas no contexto da prática.