NOVO ENSINO MÉDIO (NEM): CONSTRUÇÕES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA PERSPECTIVA DOCENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MOSSORÓ-RN
Itinerários Formativos. Ensino. Currículo. Ciclo de Políticas. Políticas educacionais.
Este trabalho dissertativo discute sobre a perspectiva docente no processo de construção dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola estadual de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). O trabalho é de abordagem qualitativa, descritivo e analítico. A pesquisa tem como base teórica os estudos de Ball e Bowe (1992) sobre a produção de políticas. A análise também se apoia nas leituras de Lopes e Macedo (2011) sobre teorias de currículo, que discutem as diversas disputas e demandas nas escolas, influenciadas pelos diferentes contextos. Adotamos a perspectiva de que a política educacional deve ser vista como uma oportunidade para ressignificação em diferentes contextos. Visualizamos como importante na política educacional o processo de contextualização em sua construção. Desse modo, inicialmente, discutimos a relação entre o Novo Ensino Médio e os itinerários formativos a partir da produção de um estado do conhecimento. Em seguida, realizamos um percurso histórico do ensino médio no Brasil. Posteriormente, analisamos a construção das políticas educacionais e os processos de negociação. Ainda, realizamos entrevista semiestruturadas com docentes da instituição selecionada para auxiliar na compreensão do processo de desenvolvimento, as demandas e experiências docentes do ensino médio sobre os itinerários formativos. Embora as orientações curriculares busquem ampliar a flexibilidade e a diversidade do ensino médio, a efetivação dessa proposta esbarra em obstáculos consideráveis, principalmente no que tange à infraestrutura das escolas, à capacitação dos docentes e à oferta de recursos.