Protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio: a produção da política no contexto da prática
Políticas educacionais. Juventudes. Ciclo Contínuo de Políticas. Teoria da atuação.
Tendo como objetivo principal analisar a atuação docente para o protagonismo juvenil nocontexto da prática, a presente pesquisa possui um caráter qualitativo para análise dos dados.Para construção dos dados e a busca pelos objetivos específicos: identificar os sentidos deprotagonismo juvenil na Lei no 13.415/2017; conhecer a percepção docente acerca doprotagonismo juvenil e compreender a percepção dos discentes acerca do protagonismojuvenil, utilizamos as pesquisas documental, juntamente com a entrevista semiestruturada e oquestionário. Os participantes da pesquisa foram os membros do corpo docente, discente eequipe pedagógica de uma instituição de ensino médio localizada na cidade de Mossoró noestado do Rio Grande do Norte. A análise metodológica conta com a abordagem do CicloContínuo de Políticas de Ball e Bowe na busca por compreender a produção da política nocontexto da prática, dando destaque à teoria da atuação, que percebe a atuação das políticascomo um processo sujeito a cada diferente contexto em que essas políticas estão inseridas. Oreferencial teórico do estudo utiliza a perspectiva descentrada, na qual os sentidos e conceitosestão sempre sujeitos a mudanças de acordo com os contextos, interesses e disputasenvolvidos na sua construção. Consideramos que a atuação docente para o protagonismojuvenil tem sido baseada na política do Novo Ensino Médio, a partir da oferta das disciplinaseletivas. Ademais, identificamos uma limitação dessa atuação com base nas dificuldadespresentes na realidade da escola pública.