NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE UM TEMPO PANDÊMICO (2020 – 2023): ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS MULTISSERIADAS DE FELIPE GUERRA – RN
Escolas Multisseriadas. Pandemia. Educação do Campo. Tecnologias Digitais. Ensino Remoto.
O estudo dissertativo tem como objeto investigativo os processos de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas no campo, no contexto da pandemia causada pela COVID-19 (2020 – 2023), no Município de Felipe Guerra – RN. A pesquisa demarca como objetivo central compreender como se desenvolveram os processos de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas no campo, no contexto da pandemia causada pela COVID-19, noMunicípio de Felipe Guerra - RN, a partir de narrativas de professores. Em relação aos objetivos específicos, salientam-se: a) Evidenciar como se desenvolveram os processos deensino-aprendizagem em escolas multisseriadas no campo com o ensino remoto e o uso detecnologias digitais; b) Descrever práticas pedagógicas realizadas pelos professores noperíodo da pandemia causada pela COVID-19 com as tecnologias digitais; e c) Identificar, por meio das narrativas dos professores, quais recursos didáticos foram utilizados no ensino remoto no período da pandemia causada pela COVID-19. O estudo faz uso da abordagem qualitativa e do método de pesquisa narrativa. A principal técnica utilizada para a produção de dados condiz à roda de conversa com os professores das escolas multisseriadas no campo. A análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas se fez como uma técnica de produção de dados complementar à pesquisa. Como loci da investigação, foram escolhidas as seis escolas localizadas nas comunidades rurais do Município de Felipe Guerra – RN. Os participantes do estudo são seis professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental – um de cada escola. Adicionalmente, foi realizado um levantamento bibliográfico, do tipo Estado do Conhecimento, sobre a Educação do Campo e as tecnologias digitais. Para embasamento teórico, ancorou-se nas contribuições de autores como Caldart (2009), Hage (2011), Almeida (2015), Santos (2017), Lima (2022), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destaca-se a análise textual discursiva. Concluímos que a pandemia acentuou as dificuldades já existentes nas escolas multisseriadas no campo, especialmente no que diz respeito ao acesso e ao uso das tecnologias digitais. A pesquisa também evidenciou a adaptação das práticas pedagógicas e o esforço dos professores para manterem os processos de ensino-aprendizagem, apesar das limitações impostas pela falta de recursos tecnológicos adequados. A necessidade de formação continuada foi outro ponto crucial, pois muitos professores experienciaram dificuldades em utilizar as ferramentas digitais de maneira a atender suas demandas laborais, dado o contexto do ensino remoto e a escassez de qualificação profissional específica para essa realidade. A pesquisa ressaltou ainda a importância da participação dos pais nos processos de ensino-aprendizagem, principalmente na organização da rotina dos estudos em um cenário de ensino remoto, em que a colaboração entre escola e família tornou-se fundamental para garantir o engajamento dos alunos.