O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO METODOLOGIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE APODI-RN
Formação inicial; Professores de Matemática; Prática docente; Tecnologia da Informação e Comunicação.
Esta pesquisa aborda a formação inicial dos professores de matemática e a prática de ensino, em foco, sobre uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s. A temática surgiu com nossa preocupação em relação ao uso das tecnologias aplicadas em sala de aula no contexto das aulas de Matemática e nossa reflexão sobre a formação recebida durante a licenciatura em Matemática. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender a formação inicial do professor de Matemática e a transposição didática em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas turmas dos últimos anos do ensino fundamental nas escolas estaduais da cidade de Apodi-RN. O estudo foi realizado com professores de Matemática que lecionam no fundamental II, em escolas estaduais da zona urbana do município de Apodi-RN. Utilizamos a abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e para construção dos objetos de análise observamos os documentos gerados pelos docentes (planos de ensino) e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa compreendem um grupo composto por seis professores em exercício na rede estadual de ensino. Para tanto, a escolha se deu mediante uma visita prévia as instituições de ensino e engloba todo o corpo docente que atualmente leciona matemática nas escolas urbanas da rede estadual do município de Apodi-RN. Como resultado, conseguimos identificar algumas lacunas existentes na formação inicial de professores de matemática, como também fragilidades na prática docente com o uso das TIC’s, e por fim, apresentamos um diálogo sobre a prática docente com o uso das TIC’s. A partir disto, elencamos algumas possibilidades para o ensino e a aprendizagem na Disciplina de Matemática.