O CURSO TÉCNICO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULOS EM NARRATIVAS DE DOCENTES E EGRESSOS
Currículo. Curto Técnico de Nutrição e Dietética. Ensino Profissional. Narrativas.
Este trabalho compõe o campo de conhecimentos sobre o currículo, parte da seguinte questão-problema: Como tem se desenvolvido, a partir de narrativas de docentes e egressos, o curso Técnico de Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio no Município de Mossoró - RN, em termos curriculares? Destaca-se como objetivo geral: Investigar o currículo experienciado por docentes e egressos do Curso Técnico de Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio no Município de Mossoró – RN. No tocante aos objetivos específicos elencam-se: i. Analisar o currículo prescrito do Curso Técnico de Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio no Município de Mossoró – RN, por meio de seu projeto pedagógico de curso; ii. Evidenciar o currículo experienciado no Curso Técnico de Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio no Município de Mossoró – RN, a partir de narrativas de docentes e egressos; e iii. Identificar fatores que (não) potencializam o ensino-aprendizagem no Curso Técnico de Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio no Município de Mossoró – RN, a partir de narrativas de docentes e egressos. Quanto ao desenho metodológico, este estudo é concebido como qualitativo. Utilizará como técnicas de produção de dados a análise documental sobre o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nutrição e Dietética no Município de Mossoró – RN, bem como de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com três docentes/nutricionistas atuantes no curso Técnico de Nutrição e Dietética de duas escolas estaduais de Mossoró – RN e com seis egressos do referido curso. A investigação se fundamenta em autores de base crítica acerca do currículo e do ensino profissional, da pesquisa em ensino e de outras dimensões teórico-conceituais e metodológicas interligadas ao estudo, dentre os principais, citam-se Demerval Saviani, Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto e Gimeno Sacristán. Espera-se, com este trabalho dissertativo, evidenciar que o currículo proposto se articulas às experiências tecidas cotidianamente na escola e em casa de aula.