ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: DESENVOLVIMENTO DE OFICINA PEDAGÓGICA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ensino Fundamental Anos Finais; Oficina Pedagógica.
Ao longo dos últimos anos o Ensino de Ciências tem sido alvo de inúmeros estudos. As principais discussões têm apontado para uma possível e necessária renovação nos processos de ensino-aprendizagem da área. Diante disso, a ideia do ensino focado no desenvolvimento da Alfabetização Científica tem sido amplamente defendida por diversos pesquisadores da Educação em Ciências e, por conseguinte, pelos documentos normativos que regem os processos educativos. A partir disso, esse estudo tem por objetivo principal investigar como o desenvolvimento de uma oficina pedagógica em uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental pode contribuir para o aprendizado de Ciências em uma perspectiva de promoção da Alfabetização Científica. A investigação se fundamentou teoricamente nos grandes temas Ensino de Ciências, Alfabetização Científica e documentos normativos que regem os processos de ensino e aprendizagem, adentrando também em especificidades de cada um deles. Para isso, nos utilizamos da literatura clássica e atual, recorrendo a autores como Sasseron (2007; 2008; 2011; 2013; 2015; 2017; 2018; 2023), Carvalho (2008; 2011), Chassot (2003), Cachapuz (2004;2005), Lorenzetti (2017; 2020; 2021; 2023), Norris e Phillips (2003), entre outros. O estudo faz uso da abordagem quali-quantitativa e é do tipo Pesquisa-ação. Para alcançar os objetivos propostos, dividimos a pesquisa em quatro etapas principais: 1) Realização de levantamento bibliográfico do tipo estado do conhecimento sobre a Alfabetização Científica no Ensino de Ciências, no contexto do Ensino Fundamental (Anos Finais); 2) Análises documentais da partitura da BNCC que trata da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental e do Projeto Político Pedagógico da instituição lócus da investigação; 3) Aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica aos estudantes sujeitos da pesquisa e 4) Proposição, desenvolvimento e aplicação de oficina pedagógica com potencial para o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica dos estudantes participantes. Ademais, o levantamento bibliográfico, a análise documental, o teste a ser aplicado e a própria oficina representam as principais técnicas de produção de dados, enquanto a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) representa a principal técnica de análise dos dados da dissertação. Quanto aos resultados parciais, até aqui, foi possível traçar as principais tendências teóricas e metodológicas da produção científica selecionada e publicado nos últimos sete anos. Entre os principais resultados, destacamos que os estudos inventariados no levantamento bibliográfico foram realizados, sobretudo, em mestrados profissionais e nas regiões Sul e Sudeste, principalmente. Além disso, também foi identificado que a abordagem qualitativa predominou nos estudos. Os tipos de pesquisa mais encontrados foram os estudos de caso e as técnicas de produção de dados mais utilizadas foram questionários, sequências didáticas e sequências de ensino investigativo, respectivamente. Por fim, evidenciamos que os sujeitos mais investigados foram estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, seguidos dos professores de Ciências. Ademais, por meio da análise documental, detectamos que a BNCC da área de Ciências da Natureza apresenta clara articulação com a Alfabetização Científica e que o Projeto Político Pedagógico da escola campo da pesquisa, por outro lado, não apresenta de forma explícita.