O OLHAR DO ALUNO SOBRE A ESCOLA E SEU PROTAGONISMO PARA A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE
Educação Infantil; Protagonismo Infantil; Crianças.
Esta pesquisa pretende sanar algumas indagações dessa pesquisadora e contribuir para uma nova perspectiva dentro das pesquisas com crianças. Assim, tem como questionamento norteador: quais representações de escola são construídas por crianças matriculadas em um espaço de Educação Infantil na cidade de Caraúbas, no Rio Grande do Norte? E para alcançar uma maior imersão nessa pesquisa, foram elencados três objetivos específicos: a) investigar quais símbolos e representações são adotados pelas crianças em idade pré-escolar na construção da sua identidade; b) refletir sobre o papel da escuta sensível e da observação como ferramenta para acessar os saberes infantis; c) compreender as contribuições das práticas pedagógicas da escola para o protagonismo e desenvolvimento das crianças. E para obtenção de um respaldo teórico que possa que contribuir com essa pesquisa buscou-se teóricos como Kramer e Leite (2003); Ghiraldelli Júnior (2008); Leite (1993); Torga (1996); Sarmento (2005); Vasconcelos (2007); Kramer (1982); Bernstein (1982); Fochi (2020). Outrossim, iremos respaldar-nos a partir dos documentos legais que regem a educação, tais como a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. No que diz respeito a organização do trabalho, a seção introdutória, traz a relevância dessa pesquisa e a narrativa de uma parte significativa das vivências dessa pesquisadora e a ligação com os sujeitos da pesquisa; na segunda seção, um olhar sobre a infância e a Educação Infantil, uma trajetória histórica, social e cultural, discute-se a Educação infantil e suas finalidades; na terceira seção aborda-se sobre as vozes das crianças na educação infantil; na quarta seção apresento os caminhos metodológicos na construção da pesquisa.