ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS ORAIS À POTENCIALIZAÇÃO DA ESCRITA DE TEXTOS
Argumentação. Ensino de argumentação. Gêneros orais. Texto.
Esta dissertação de mestrado, tem como título “Ensino de argumentação: contribuições dos gêneros orais à potencialização da escrita de textos” e discute o ensino da argumentação e da oralidade, visando a escrita de textos na Educação Básica. Em nosso dia a dia, a argumentação é constantemente utilizada. Estamos argumentando o tempo todo, especialmente quando precisamos apresentar um posicionamento em relação a determinado assunto, tema ou problema de nosso interesse é defender esse ponto de vista para o outro. Com isso, o ensino de língua portuguesa deve se voltar também para a argumentação, que pode ser ensinada na escola, visando desenvolver outras capacidades além da leitura e da escrita. Dessa forma, a argumentação pode desenvolver um papel importante nos processos educativos, considerando que o aluno aprende enquanto argumenta. Essa prática pode ser trabalhada tanto pela escrita, como pela oralidade. Nesse sentido, o ensino da argumentação por meio de gêneros orais pode impactar positivamente na escrita de textos argumentativos de estudantes concluintes do ensino fundamental. Diante disso, esta pesquisa tem como principal objetivo desenvolver, aplicar e avaliar como uma proposta de ensino de argumentação por meio de gêneros orais, orientada para o desenvolvimento de habilidades e competências argumentativas, pode impactar a escrita de estudantes concluintes do Ensino Fundamental. Desse modo, para alcançar nosso objetivos geral, traçamos os seguintes objetivos específicos: a) diagnosticar o domínio de habilidades argumentativas de estudantes concluintes do Ensino Fundamental a partir da identificação e descrição do emprego de estratégias argumentativas em textos escritos; b) elaborar e aplicar uma proposta de ensino de argumentação por meio de gêneros orais voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências argumentativas; c) verificar se estratégias argumentativas empregadas em gêneros orais podem ser replicadas ou adaptadas à produção de textos argumentativos escritos; d) comparar a escrita de textos produzidos pelos estudantes concluintes do Ensino Fundamental a fim de identificar potenciais avanços decorrentes da ampliação de habilidades e competências argumentativas; e) contribuir para o ensino da língua portuguesa e da argumentação de forma prática e dinâmica, visando potencializar a escrita de textos. Para tratar sobre a argumentação nos amparamos em Aristóteles (2005); Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Nos embasamos principalmente em Amossy (2005; 2011; 2016); Cavalcante (2016) e Cavalcante et al (2020) para discutir a abordagem textual da argumentação, tendo em vista que no âmbito da Linguística Textual (LT), a argumentação é concebida como um pressuposto constitutivo das práticas de linguagem. No que diz respeito à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e quanto aos procedimentos metodológicos, esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação. A presente investigação será desenvolvida na Escola Municipal Josué de Oliveira, que está localizada na zona urbana do município de Caraúbas, no Estado do Rio Grande do Norte, e acolhe estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Os sujeitos desta pesquisa são os estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais dessa referida escola. A proposta de ensino foi planejada e organizada em uma oficina que será desenvolvida ao longo de aproximadamente oito semanas, em encontros semanais. Dessa maneira, será realizada por etapas progressivas, de modo a articular atividades de diagnóstico, argumentação, estudo dos gêneros orais, práticas de oralidade mediadas, estratégias argumentativas e produção final.