INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: contribuições do PIBIC-EM na formação de estudantes de escolas públicas
Política educacional; Teoria do discurso; Abordagem do Ciclo de políticas; CNPq.
Considerando a importância da valorização de políticas voltadas para a Iniciação Científica (IC) no Brasil, este projeto busca compreendê-las enquanto discursos, analisando as contribuições delas para a formação científica nas instituições públicas. Para tanto, os objetivos específicos estabelecidos foram: discutir as perspectivas dos documentos normativos do PIBIC-EM em relação à formação científica; compreender as percepções dos alunos bolsistas do PIBIC-EM em relação aos objetivos formativos do programa; entender as articulações entre a escola e universidade em torno da política do PIBIC-EM. A pesquisa fundamenta-se na teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, na Teoria Descentrada conforme Alice Casimiro Lopes, e na a Abordagem do Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação de Stephen Ball e colaboradores. Quanto à metodologia, esta pesquisa qualitativa, tem natureza exploratória e descritiva, do tipo documental.