Afetividade e a inclusão do estudante com Necessidade Educacional Especial: narrativas docentes
Afetividade. Educação Especial. Inclusão. Narrativas autobiográficas.
Esta pesquisa investiga as narrativas (auto)biográficas de professores acerca da afetividade no processo de inclusão. Tem como objetivo principal compreender como o vínculo afetivo entre estudantes e professores pode colaborar no processo de inclusão do estudante com Necessidade Educacionais Especiais. Neste sentido, o aporte teórico-metodológico situa-se nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação, a partir de Passeggi e Souza (2016). Para o embasamento da Educação Especial na perspectiva Inclusiva Brasil (2008), Mantoan (2003) e nas discussões sobre afetividade, Freire (1996) e Matos (2008). Participarão do estudo 03 (três) professores que atuam na Educação Especial e na Sala de aula regular de uma escola estadual no Município de Caraúbas/RN e utilizaremos a metodologia da entrevista narrativa inspirada em Jovchelovicth e Bauer (2002).