Banca de DEFESA: FELIPE MARINHO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE MARINHO BEZERRA
DATA : 22/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O LETRAMENTO MULTIMODAL DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O GÊNERO TIRINHA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA MEDIADA POR SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

letramento multimodal; sequência didática; tirinha


PÁGINAS: 201
RESUMO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o texto como o centro do trabalho pedagógico da escola, considerando as práticas contemporâneas de linguagem, as teorias dos gêneros textuais/discursivos, a multiplicidade de letramentos e a variedade de formatos de textos e suportes gráficos. Isso significa que as habilidades tradicionais de leitura não são mais suficientes para a vida contemporânea e a escola precisa inserir em seu currículo novos modelos de letramentos a fim de possibilitar aos leitores uma participação significativa e crítica nas mais diversas práticas sociais permeadas/constituídas pelas linguagens. Os conceitos de texto multimodal e multiletramentos nos remetem à existência de uma multiplicidade de linguagens na composição textual: verbo, imagem, projeto gráfico, diagramação, enquadramentos, seleção e uso das cores etc. Ler e produzir textos, atualmente, é uma experiência diferente de alguns anos atrás, visto a diversidade de recursos tecnológicos e de suportes em que os textos circulam socialmente (impressos, digitais, em mídias audiovisuais). Este estudo tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento do letramento multimodal de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, considerando uma experiência com proposta de intervenção pedagógica mediada no eixo de leitura em uma escola pública municipal de Fortaleza, Ceará, durante as aulas de língua materna. Teoricamente, nosso trabalho está embasado nas contribuições de Bakhtin (2003), Kress e Van Leeuwen, (2001, 2021), Coscarelli (2002), Cazden et al, (2021), Koch (2009, 2014), Koch e Elias (2010), Cunha e Siveira (2021) Calazans, (2004), Ramos (2010), Barbosa et al, (2004), Marcuschi (2002,2005), Leffa (1996), entre outros. A partir de uma pesquisa ação, mediada por uma sequência didática, atuamos especificamente no aperfeiçoamento da capacidade leitora, aprimorando a compreensão textual e o desenvolvimento do letramento multimodal dos estudantes, trabalhando o gênero textual tirinha na aplicação de Pré-teste e Pós-teste, executados no início e no final da intervenção. O resultado geral da aplicação desse trabalho evidencia que os estudantes conseguem ler e compreender as tirinhas, porém ainda enfrentam dificuldades nos aspectos mais técnicos do letramento multimodal com base quando desafiados a trabalhar questões mais simbólicas de textos verboimagéticos. Assim, essa pesquisa busca apresentar como a Gramática do Design Visual pode auxiliar nas leituras de imagens em tirinhas e outros textos multimodais já desde o início dos anos finais do Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2619 - ADRIANA MORAIS JALES
Interno - 1639 - JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
Externo à Instituição - Lucineudo Machado Irineu - UECE
Notícia cadastrada em: 23/04/2025 09:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern