AS TIRAS DO ARMANDINHO NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO MULTIMODAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Letramento Multimodal; Gênero Tira; Gramática do Design Visual
Esta dissertação teve como objetivo promover o letramento multimodal no ensino de
língua materna, por meio da utilização das tiras do personagem Armandinho como
recurso pedagógico em uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental, em uma
escola municipal de Quixeré/CE. A pesquisa fundamenta-se em suportes teóricos
sobre letramento e multimodalidade, com base em Kleiman (2007), Rojo (2012) e
Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020); na Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e
van Leeuwen (2006; 2021); nos estudos sobre gêneros textuais, segundo Bakhtin
(2003; 2016); no gênero tira, conforme Vergueiro (2012) e Ramos (2017); e na
pesquisa-ação, conforme Thiollent (2005). De natureza qualitativa e caráter
interventivo, o estudo adotou a metodologia de pesquisa-ação, estruturada em uma
sequência de atividades que exploraram as metafunções representacional, interativa
e composicional das tiras, conforme os princípios da GDV. Os resultados revelam
que o trabalho com esse gênero contribuiu significativamente para o
desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, promovendo uma leitura
mais crítica e integrada de textos verbo-imagéticos. Dessa forma, a pesquisa
reafirma a relevância de práticas pedagógicas que contemplem a pluralidade de
linguagens presentes no cotidiano dos estudantes.