Banca de DEFESA: ISAAC CARLOS DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISAAC CARLOS DE FREITAS
DATA : 29/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento; Crítico; Práticas; Artigo; Opinião; Aluno; Gênero


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Um dos múltiplos desafios da escola no contexto atual é o acesso ao aprendizado através da leitura e da produção de textos, considerado como fator que possibilita o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e da sua inserção nas sociedades letradas. Neste cenário, o papel de ensino de produção textual passa a ser bastante discutido entre os teóricos da linguagem, no intuito de melhorar a qualidade da educação. Vale ressaltar que no mundo contemporâneo existe uma infinidade de informações, e muitas delas chegam até nós de forma distorcida e equivocada, sendo assim, é preciso desenvolver no aluno não apenas um estudo de codificação e decodificação de símbolos, mas algo que desenvolva sua capacidade crítica para intervir na sociedade, questionando as atuais estruturas de poder e refletindo sobre os diversos discursos produzidos pelos falantes. É dever da escola e daqueles que a constituem, desenvolver práticas que estimulem a criticidade dos discentes, ou seja, desenvolver um Letramento Crítico. Uma das mais eficientes formas de incentivo ao Letramento Crítico
através da produção textual em sala de aula é o uso do Gênero Artigo de Opinião, pois este faz com que o aluno pesquise e estude sobre várias temáticas sociais, assim como, incentiva o debate durante as aulas e exercitando sua capacidade de persuasão. Com base nessa perspectiva, buscou-se desenvolver o presente trabalho intitulado “O Gênero Artigo de Opinião na aula de Língua Materna: uma prática de Letramento Crítico no Ensino Fundamental”, que foi construído com o objetivo de fornecer base teórica àqueles que participam do
processo de Letramento Crítico e contribuir decisivamente para a formação do aluno. Este estudo apoiou-se em informações teóricas de grandes estudiosos como: (KLEIMAN, 2008); (FREIRE, 2011); (BARBOSA, 2015);(JANKS, 2010); (SOARES, 2009); (MARCUSCHI, 2008); (BRONCKART, 2015); (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004); (THIOLLENT, 2004); (TRIPP, 2005); entre outros. É importante mencionar que a pesquisa em questão também contou com uma intervenção em sala de aula, onde o professor através do Artigo de Opinião, desenvolveu o Letramento Crítico dos alunos, mediante exposições orais, discussões e produções textuais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CID IVAN DA COSTA CARVALHO
Interno - 3283 - GILSON CHICON ALVES
Presidente - 1639 - JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
Notícia cadastrada em: 29/04/2025 09:41
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