Banca de DEFESA: FABÍOLA OLIVEIRA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABÍOLA OLIVEIRA SOUSA
DATA : 30/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DE “CONTOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICACOM A OBRA “SEM OLHOS", DE MACHADO DE ASSIS


PALAVRAS-CHAVES:

sequência didática; produção escrita; gênero textual; conto; ensino de língua
portuguesa.


PÁGINAS: 207
RESUMO:

Estudos sobre o ensino de língua portuguesa têm sido realizados com o objetivo de compreender
as dificuldades de aprendizagem relacionadas à produção escrita. Sabe-se que, para consolidar
as habilidades de escrita, é necessário traçar uma sequência de ações que favoreçam o
desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de linguagem dos(as) estudantes. Nesse
processo, o(a) professor(a) desempenha um papel fundamental ao intervir pedagogicamente,
para que o(a) aprendiz construa seu sistema de escrita e se aproprie das competências inerentes
à produção textual. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o
desenvolvimento da produção escrita de estudantes, a partir da construção e aplicação da
sequência didática com o conto “Sem olhos”, de Machado de Assis. Dentre os objetivos
específicos, destacam-se: a) compreender o projeto comunicativo proposto nas etapas da
sequência didática; b) desenvolver os conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e
interacionais; c) consolidar a produção final de um conto; e d) averiguar os conhecimentos
adquiridos relativos ao conto, à representatividade feminina na sociedade e à violência
doméstica. Para a fundamentação teórica, esta pesquisa apoia-se nas concepções de linguagem
propostas por Travaglia (2016), Charaudeau (2019), Doretto e Beloti (2021), Koch (2023), Kato
(2010) e Marcuschi (2008). Considera-se, ainda, o debate sobre o Interacionismo
Sociodiscursivo (ISD), especialmente no que se refere à articulação entre linguagem, ação e
desenvolvimento humano, conforme Bronckart (1999, 2006, 2007, 2021). No que diz respeito
à proposta de Sequência Didática, adota-se o modelo apresentado por Dolz, Noverraz e
Schneuwly (2004). Em relação aos gêneros textuais/discursivos, a base teórica apoia-se nos
estudos de Bakhtin (1997, 2016) e Marcuschi (2008). Quanto à produção textual, recorre-se às
contribuições de Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Kato (2010), Koch e Elias (2023), além de
Marcuschi (2008). Para o embasamento teórico sobre o conto, utilizam-se os estudos de Gotlib
(2004), Coelho (1987) e Todorov (2010). Além da revisão da literatura, a pesquisa tem como
construto metodológico a pesquisa-ação, conforme delineada por Thiollent (2011), uma vez que
envolve a atuação direta da professora da turma como investigadora do processo. A abordagem
adotada é qualitativa, fundamentada nos pressupostos de Minayo (1994, 2012, 2015, 2017) e
Sampieri et al. (2006), com o objetivo de compreender as dificuldades enfrentadas pelos(as)
estudantes na produção escrita do gênero conto. As ações desenvolvidas decorreram da
aplicação de uma sequência didática, conforme o modelo de Dolz, Schneuwly e Noverraz
(2004), organizada em 13 aulas de 50 minutos cada. A intervenção foi realizada em uma turma
do 8o ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes, sendo a análise delimitada a 10
contos produzidos por 10 alunos(as) a fim de possibilitar uma análise mais aprofundada dos
dados produzidos. Os resultados evidenciam avanços na produção escrita dos(as) estudantes,
maior compreensão sobre o gênero textual conto e temáticas abordadas, especialmente a
representatividade feminina e a violência doméstica. Conclui-se que a sequência didática
proposta contribui significativamente para o fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas
ao ensino do gênero textual conto no Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
Interno - 2616 - MOISES BATISTA DA SILVA
Presidente - 5378 - VERONICA PALMIRA SALME DE ARAGÃO
Notícia cadastrada em: 08/05/2025 11:15
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