A LITERATURA FANTÁSTICA DE EDGAR ALLAN POE: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR
Edgar Allan Poe; Letramento literário; Literatura na escola; Retextualização.
Esta dissertação teve como objetivo propor e analisar uma experiência de letramento literário
com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da leitura, interpretação e
retextualização do poema O Corvo e do conto O Gato Preto, ambos de Edgar Allan Poe.
Fundamentada na pesquisa-ação de natureza qualitativa, a intervenção foi realizada em uma
escola pública de Mossoró/RN, utilizando a sequência básica de Cosson (2020) como eixo
metodológico. A proposta buscou integrar práticas de leitura literária com vivências estéticas
e expressivas, valorizando a autoria estudantil, a subjetividade e o protagonismo juvenil. A
escolha por textos marcados pelo fantástico e pelo terror psicológico revelou-se estratégica
para despertar o interesse dos alunos e favorecer a identificação com temas sensíveis como
saudade, violência, abandono e morte. O projeto foi desenvolvido em quatro momentos —
motivação, introdução, leitura e interpretação — culminando em atividades de retextualização
intersemiótica, como a adaptação teatral do poema e a criação de jogos pedagógicos baseados
no conto. A culminância ocorreu por meio de um circuito literário aberto à comunidade
escolar, no qual os alunos socializaram suas produções. Além dessas ações, foi aplicada uma
atividade avaliativa com seis perguntas abertas, cujas respostas foram analisadas por meio de
gráficos e nuvem de palavras. Os dados evidenciaram a recepção estética dos textos, a
construção de sentidos simbólicos e a preferência dos alunos por textos narrativos. Os
resultados apontam que a literatura, quando mediada de forma sensível, intersemiótica e
dialógica, amplia as possibilidades de expressão e promove a formação de leitores críticos,
criativos e engajados.