Banca de QUALIFICAÇÃO: LÁZARO BATISTA DA SILVA

DISCENTE : LÁZARO BATISTA DA SILVA
DATA : 29/10/2024
LOCAL: Ambiente virtual

QUEM SOU EU? – A FILOSOFIA COMO CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL E SOCIAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Emancipação intelectual; Metodologias ativas; Pensamento crítico; Ensino de filosofia.

Este estudo investiga como o ensino de filosofia, aliado a metodologias ativas e audiovisuais, pode contribuir para a emancipação intelectual e social dos alunos do 3º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Manoel de Castro Filho. Partindo da análise do impacto do capitalismo na educação, a pesquisa busca promover o pensamento crítico e autônomo. Justifica-se pela necessidade de compreender o papel da filosofia na formação crítica dos jovens, em especial diante de crescentes casos de ansiedade e depressão. Os objetivos incluem entender como a filosofia pode promover a emancipação intelectual, desenvolver práticas pedagógicas para esse fim e analisar o impacto dessas atividades nos alunos. A metodologia, de natureza qualitativa, envolve pesquisa-ação com exibição de filmes, debates e a realização de uma Maratona Filosófica. A coleta de dados será feita por meio de observações, entrevistas semiestruturadas e reflexões escritas, com análise de conteúdo para avaliar as transformações no pensamento crítico dos estudantes.

Externo à Instituição - PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO - IFRN
Presidente - 4906 - FRANCISCO RAMOS NEVES