ENTRE O ENSINO DE FILOSOFIA E A COR DA PELE: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO SERIDÓ POTIGUAR
Educação Antirracista; Filosofia e Diversidade; Ensino de Filosofia; Eurocentrismo; Epistemicídio.
O projeto Entre o Ensino de Filosofia e a Cor da Pele: Desafios para uma Educação Antirracista no Seridó Potiguar investiga a integração de debates raciais no ensino de filosofia em uma escola privada do município de Caicó, Rio Grande do Norte. A pesquisa parte da constatação de que o currículo filosófico escolar é predominantemente eurocêntrico, marginalizando tradições filosóficas africanas e afro-brasileiras. A metodologia adotada é a Pesquisa-Ação, que permite a aplicação prática de intervenções pedagógicas para testar estratégias de inclusão de conteúdos antirracistas no ensino de filosofia. Entre as ações previstas, destacam-se oficinas temáticas baseadas nas obras de autores como Djamila Ribeiro e Chimamanda Ngozi Adichie, análise crítica de materiais didáticos e debates sobre epistemicídio e representatividade. O objetivo é contribuir para uma educação mais inclusiva e representativa, fomentando um ambiente escolar que valorize a diversidade cultural e o pensamento crítico dos alunos.