FILOSOFIA E INFÂNCIA: EDUCAÇÃO PARA O PENSAR NA CONCEPÇÃO DE MATTHEW LIPMAN
Filosofia com crianças; Matthew Lipman; novelas filosóficas.
A presente pesquisa teve como ponto de partida aplicar as novelas filosóficas de Matthew Lipman no contexto escolar, a fim de trabalhar o aprofundamento da reflexão crítico-filosófica transformando a sala de aula em uma comunidade de investigação. O campo de atuação definido foi o Colégio Mater Christi na cidade de Mossoró-RN, instituição na qual leciono as disciplinas de Filosofia e Sociologia para o ensino médio. Partindo desse problema, vislumbrou-se a possibilidade de promover a extensão da disciplina de Filosofia, utilizando como fundamentação teórica e metodológica a proposta de Filosofia com Crianças criada pelo filósofo norte-americano Matthew Lipman. Inicialmente faremos uma explanação acerca dos pressupostos dessa metodologia, seus conceitos fundamentais e, por último, a estratégia de intervenção com as turmas de 5º ano do fundamental anos iniciais da referida escola, recolhendo os dados que surgirão com a intervenção.