RELAÇÕES DE PODER-SABER, CORPO E SUBJETIVIDADE: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVO-MIDIÁTICA DO SUJEITO TRANS
Transexualidade. Poder. Corpo. Subjetividade. Dispositivo.
Esta dissertação tem como objetivo principal investigar o processo de constituição dos
sujeitos transexuais a partir de vídeos contidos na plataforma YouTube. Com o intuito
de alicerçar nosso prisma de investigação, a presente pesquisa se fundamenta nos
postulados teóricos-metodológicos dos Estudos Discursivos Foucaultianos. Trata-se,
então, de um estudo de viés descritivo-interpretativo, baseado em uma abordagem
qualitativa. Ademais,o método arqueogenealógico (Foucault, 2008a) foi utilizado como
ponto de partida para a análise das materialidades, já que o referido aparato
metodológico privilegia uma análise do discurso que considera os aspectos sóciohistóricos, além dos modos de produção de subjetividade. O aporte teórico que balizou
esta pesquisa adveio, sobretudo, das contribuições reflexivas empreendidas por
Michel Foucault (1999a; 1999b; 2004; 2006; 2008a; 2008b; 2008c; 2010a; 2010b;
2014a; 2014b; 2016; 2019a; 2019b; 2019c) que discorrem acerca das relações de
poder-saber, bem como acerca da vontade de verdade, da sexualidade e dos
processos de objetivação e subjetivação. Para tratarmos sobre os processos de
dessubjetivação, baseamo-nos em Milanez (2013; 2021). Para discutirmos acerca de
gênero e transexualidade, apoiamo-nos em Bento (2006; 2008; 2023), Butler (2010),
entre outros. Para a realização da pesquisa, escolhemos o Canal das Bee e, de forma
complementar e com o intuito de estabelecer um recorte temporal, utilizamos,
também, o canal Paula Ferreira e o canal Fernanda Vasconcelos. Os três canais
dispõem de conteúdos relacionados às vivências da comunidade LGBTQIAPN+. Para
compor o corpus desta pesquisa, selecionamos oito vídeos postados nos
mencionados canais, os quais abordam o seguinte trajeto temático: mercado de
trabalho; corpo e saúde e relações afetivas. O movimento de análise evidenciou que
o processo de constituição dos sujeitos trans se sucede em meio a um intrincado
agrupamento de relações de poder-saber que se sustentam a partir da união de
diferentes dispositivos de controle advindos das instâncias políticas, sociais,
econômicas, culturais.