EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CAATINGA: PLANEJAMENTO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS NA FLORESTA NACIONAL DE AÇU/RN
impactos ambientais; abordagem crítica; roteiro interpretativo.
A educação ambiental são ações práticas educativas realizadas em unidades de conservação, importantes para a sociedade. São realizadas através do turismo, lazer, recreação, aulas de campo, promovendo experiências de contato com a natureza. O objetivo geral desta pesquisa pretende desenvolver planejamento de trilhas interpretativas na Floresta Nacional de Açu-RN como ferramenta eficaz de educação ambiental crítica, com o propósito de promover a conscientização dos problemas ambientais da caatinga. A metodologia inclui um levantamento bibliográfico e documental, seguido por visitas à área de estudo para selecionar uma das trilhas da unidade de conservação e pontos de interesse interpretativos e atrativos que enriqueçam a experiência dos visitantes. Os métodos utilizados foram baseados em Magro e Freixêdas, que destacam elementos interpretativos da paisagem para facilitar a compreensão dos visitantes com relação às conseqüências socioambientais. A elaboração do roteiro apresentará a estrutura com base na metodologia de Pedrini, e a abordagem pedagógica reflexiva e crítica proposta por Paulo Freire, ressaltando o diálogo, a reflexão e o questionamento. O roteiro será alinhado com as habilidades das disciplinas de Ciências Naturais e Geografia propostas na Base Nacional Comum Curricular. Os roteiros serão analisados por professores do ensino fundamental (anos finais). Essa equipe participativa contribuirá com sugestões para o planejamento, disponibilizando suas experiências e conhecimento para enriquecer o roteiro interpretativo. Espera-se que o roteiro e os materiais educativos planejados não apenas auxilie na educação ambiental crítica, mas também potencialize a relação entre a comunidade escolar e a Floresta Nacional de Açu.