GUIA BOTÂNICO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL: ESPAÇO EDUCATIVO E DE INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA
ensino de botânica; ensino por investigação; interdisciplinaridade; proposta inclusiva.
O presente trabalho traz uma discussão acerca dos desafios, importância e necessidade de pensar e construir possibilidades para melhorias no ensino de botânica, onde se propõe a organização de um ambiente colaborativo e a produção de um recurso educacional que colabore com o aprendizado de forma dinâmica e inclusiva nas aulas de Biologia. Contemplando uma discussão acerca dos desafios para a efetivação de propostas de ensino que viabilizem equidade e garantia da aprendizagem significativa. Dessa forma se propõe desenvolver uma cartilha como instrumento pedagógico que seja norteadora e facilitadora para os professores do ensino básico aplicarem as ideias com seus alunos, descrevendo experiências desde a organização de um Jardim Sensorial na escola como um espaço educativo e roteiros de aulas que visam estimular os sentidos dos estudantes promovendo melhorias no aprendizado. O Jardim Sensorial foi organizado pelos próprios alunos, contento plantas aromáticas, medicinais, ornamentais e alimentícias, que podem ser tocadas, cheiradas e degustadas pelos visitantes, contribuindo para todas as propostas de atividades lúdicas e interativas apresentadas na cartilha digital, essa proposta de material pedagógico apresenta algumas sequência didática para compreensão dos conteúdos de Botânica, a partir de atividades sensoriais, colaborando especificamente aspectos de anatomia e fisiologia vegetal, mas também contemplando outros conteúdos como genética, evolução, conceitos químicos, entre outros. Sendo assim, uma proposta educacional de fácil acesso, a partir da organização de um espaço que contribui para melhorias no ensino da biologia inclusivo, despertando o interesse, a curiosidade, autonomia e o respeito pela natureza nos estudantes e na comunidade escolar, como também tornando os alunos indivíduos críticos e reflexivos.