CARTILHA INTERATIVA SOBRE A MEGAFAUNA DO RIO GRANDE DO NORTE: EXPLORANDO FÓSSEIS, SÍTIOS PALEONTOLÓGICOS E APRENDIZADO LÚDICO
cartilha interativa; megafauna; paleontologia; Ensino de Biologia; Rio Grande Do Norte.
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma cartilha interativa em formato e-book sobre a megafauna do período Quaternário no Rio Grande do Norte, com o intuito de valorizar os fósseis e sítios paleontológicos locais e contribuir para o ensino de Biologia. A proposta busca suprir lacunas na abordagem da Paleontologia no Ensino Médio, oferecendo um material didático acessível, lúdico e contextualizado com a realidade regional. O objetivo principal é promover a compreensão da megafauna potiguar e sua relevância científica, enquanto os objetivos específicos envolvem diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, realizar revisão bibliográfica sobre os fósseis e sítios paleontológicos locais, elaborar a cartilha com linguagem acessível e atividades interativas, e avaliar sua aplicação em sala de aula. A metodologia foi estruturada em quatro momentos: levantamento bibliográfico de referências especializadas e materiais didáticos; definição do público-alvo, composto por cem estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Serra do Mel/RN; produção da cartilha em formato e-book, com ilustrações autorais e recursos interativos; e, por fim, aplicação do material no ambiente escolar, por meio de questionários aplicados antes e após o uso da cartilha, para avaliar avanços conceituais e o impacto pedagógico do recurso. As atividades propostas incluem caça-palavras, storyboard, jogo da memória e tabuleiro humano, acompanhadas de rubricas pedagógicas analíticas para avaliação formativa e somativa do aprendizado. Espera-se que a cartilha contribua para a aprendizagem significativa, amplie o engajamento dos estudantes, fortaleça a valorização do patrimônio paleontológico regional e promova a integração entre ciência e educação de forma dinâmica.