CARTILHA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA
Ensino por investigação, ensino médio, aprendizagem, sequência didática.
O ensino por investigação tem consolidado a importância de despertar no aluno o protagonismo, permitindo a construção do saber científico ao mesmo tempo em que norteia a formação de conhecimento através de uma aprendizagem significativa. Compreender conteúdos de biologia a partir de um novo olhar no qual o aprendiz passa a ser atuante e investigador, tem fornecido um despertar sobre as dificuldades ao passo que favorece a assimilação de termos e conceitos que antes eram vistos como decorativos e chatos pelos estudantes. Nessa perspectiva de trabalhar uma abordagem científica e promover um aprendizado capaz de ser perceptivo ao aluno, norteado pela sua relação com o ambiente ao qual esta inserido, desenvolveremos uma cartilha educativa para ser aplicada no ensino médio, com orientações sobre ecologia abordando termos, conceitos e imagens, a fim de promover um aprendizado satisfatório. Além disso, fornecem estratégias baseada em uma sequência didática voltada à ecologia por intervenção de uma analise e aplicação de espaços denominados “laboratório vivo”.