DO TABULEIRO À SALA DE AULA: JOGOS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
jogos de tabuleiro; inclusão; ensino médio; ecologia da caatinga
O presente trabalho visa desenvolver um jogo de tabuleiro sobre as interações ecológicas na Caatinga (mutualismo, parasitismo, competição, predação, epifitísmo, herbivoria, colônia, sociedade, inquilinismo, canibalismo), para ser utilizado como ferramenta de ensino de Biologia, como metodologia ativa, com alunos do ensino médio. Este jogo foi desenvolvido como uma proposta pedagógica que visa auxiliar os professores em sala de aula, facilitando a aquisição do conhecimento de maneira interativa e dinâmica pelos alunos, buscando promover o compartilhamento de experiências escolares e melhoria das práticas de ensino da biologia. Este recurso lúdico será complementado por tecnologias interativas, como Quick Response Code com audiodescrição (#AD), para conteúdos inclusivos; a proposta busca promover aprendizado ativo, interdisciplinar e contextualizado. O jogo de tabuleiro pode ser uma ferramenta para promover a aprendizagem significativa, conectando os conceitos das diversas interações ecológicas entre os seres vivos, facilitando a compreensão de conteúdos mais complexos.