SUPERFAUNA: JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA
Zoologia; Metodologias ativas; Jogos de cartas; Gamificação; Caatinga.
O ensino de biologia em sala de aula cada vez mais traz desafios em um mundo cheio de atrativos. Metodologias ativas, como a gamificação de conteúdos tem trazido benefícios ao processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa tem como foco a elaboração de um jogo de cartas nos modelos do trunfo, a ser utilizado como ferramenta de ensino nas aulas de zoologia, com ênfase em espécies animais nativas da Caatinga. A metodologia utilizada durante a realização do projeto adotou estratégias baseadas na pesquisa, na leitura, na investigação, na coleta de dados, na elaboração e aplicação do jogo como ferramenta de ensino em sala de aula. As atividades foram realizadas com 30 alunos de escola de ensino médio em tempo integral no município de Ereré-CE, sendo os desenhos das cartas produzidos por eles. Questionários foram aplicados antes e após a utilização do jogo, afim de avaliar o processo de aprendizagem. O jogo “Super Fauna”, pode ser utilizado de forma diversificada, proporcionando além dos estudos dos animais, o entendimento de alguns conteúdos relacionados, tais como: cadeias alimentares, interações entre as espécies e a importância desses animais para o ecossistema. Todos os 23 alunos (100%) que participaram da avaliação, acharam que o jogo ajudou no aprendizado sobre o bioma caatinga e que aprenderam algo novo. A maioria (91,3%) achou que o jogo tornou o aprendizado mais dinâmico e divertido. O uso do “Super Fauna” facilitou a construção do conhecimento sobre o reino animal, quando comparado com os meios tradicionais como aulas expositivas ou leituras de textos. Evidenciou-se que os jogos na biologia animal transformaram a sala de aula em um espaço dinâmico e engajador, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. A utilização de jogos com viés pedagógico no processo de ensino tem contribuído de forma positiva, proporcionando uma aprendizagem significativa.