PROCESSOS FONOLÓGICOS DE APAGAMENTO E ACRÉSCIMO NA LÍNGUA PORTUGUESA: A INFLUÊNCIA DA FALA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
Oralidade; Escrita; Fonética e Fonologia.
Esta pesquisa investiga a influência da fala na produção escrita dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, com ênfase nos processos fonológicos de acréscimo e apagamento. Para tanto, buscamos responder aos seguintes questionamentos: Quais são as influências e marcas da linguagem oral, no tocante aos processos fonológicos de apagamento e acréscimo, nos textos escritos por alunos do Ensino Fundamental e em que medida uma intervenção com os participantes da pesquisa pode minimizar os efeitos indesejáveis da fala na escrita? Na tentativa de responder a esses questionamentos, traçamos como objetivo geral analisar como os processos fonológicos de apagamento e acréscimo presentes na oralidade afetam a escrita dos estudantes. Além disso, como objetivos específicos buscamos: a) Verificar os processos de apagamento e acréscimo nos textos escritos; b) Identificar padrões e suas possíveis causas; c) propor atividades que auxiliam na evolução escrita dos estudantes e d) Verificar como a aplicabilidade das atividades influenciaram na melhoria da ortografia dos informantes. Para tanto, pautamos este trabalho em aportes teóricos de Marcuschi (2001), que discute a relação entre oralidade e escrita; Dolz e Schneuwly (2004), que abordam os gêneros textuais e suas implicações no ensino da língua; Bortoni (2005), que explora as variações linguísticas e seu impacto na aprendizagem escolar; Roberto (2016), que discute a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para a alfabetização, o que é fundamental na produção textual, entre outros estudiosos. Referente ao tipo de abordagem, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva, a qual busca compreender e interpretar fenômenos através da análise de dados coletados em campo. Os sujeitos da pesquisa são 33 alunos do 9º ano da E.M.T.I. Manoel Antônio Nunes, do município de Icó-CE. A coleta de dados foi realizada por meio da produção de um texto narrativo pelos alunos, permitindo a análise das manifestações linguísticas, com foco nos processos fonológicos de apagamento e acréscimo presentes na escrita. O conjunto de dados obtido permitiu uma verificação específica na escrita dos participantes, evidenciando as influências fonológicas. Os resultados indicam que os processos fonológicos de acréscimo e apagamento são frequentes na escrita dos alunos, refletindo características de sua fala cotidiana. No entanto, após a intervenção pedagógica, observou-se uma redução significativa dessas ocorrências, evidenciando que estratégias didáticas voltadas para a relação entre oralidade e escrita podem contribuir para a evolução da produção textual dos estudantes. Essas observações sugerem que práticas pedagógicas mais integradas entre oralidade e escrita são essenciais para aprimorar a competência escrita dos alunos.