DISTINÇÃO ENTRE FATO E OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM BASE EM POSTS DO INSTAGRAM
Recomposição de Aprendizagens; Fato e Opinião; Gêneros do Discurso; Letramento Digital; Post do Instagram; Ensino Médio.
A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), investiga a eficácia do uso do gênero discursivo post do Instagram como recurso pedagógico para a recomposição de aprendizagens em Língua Portuguesa, com foco na habilidade de distinguir fatos de opiniões. O estudo foi realizado com 40 estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, em Cedro-CE, tendo como referência os descritores da matriz do SPAECE/SAEB. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, fundamenta-se em pressupostos da Linguística Textual, da Teoria da Argumentação, dos Gêneros do Discurso e do Letramento Digital, articulados às diretrizes da BNCC. O percurso metodológico contemplou a análise da série histórica de avaliações diagnósticas (2022–2025), a aplicação de instrumentos avaliativos (diagnósticos inicial e final) e o desenvolvimento de oito oficinas pedagógicas voltadas para a leitura crítica de postagens digitais. Os resultados parciais indicam avanços na identificação de fatos e opiniões em diferentes contextos discursivos, revelando que o trabalho com gêneros digitais próximos ao universo dos estudantes potencializa a aprendizagem e contribui para o desenvolvimento da autonomia crítica e da consciência leitora.