PROGRESSÃO TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM: ANÁLISE DE TEXTOS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO EM APODI/RN
Nesta dissertação, analisaremos textos do gênero redação do Enem escrito por estudantes da 3ª série do Ensino Médio, focalizando a progressão textual e a sua importância para a construção da argumentação nesses textos. Partimos do pressuposto de que grande parte desses alunos apresentam dificuldades para realizar a progressão de seus textos, ocorrendo nas redações produzidas por eles certas dificuldades na utilização dos mecanismos de progressão textual e no modo de organização do texto argumentativo. O corpus será constituído por redações produzidas por alunos dos anos finais do ensino médio que são estudantes do ano de 2025, na Escola Estadual Professor Antônio Dantas na cidade de Apodi/RN. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo basearam-se na análise do corpus seguindo o princípio teórico da área específico da Linguística Textual (LT). Na abordagem da LT, será dado ênfase à investigação da progressão textual presentes na construção argumentativa das redações, embasada nos estudos linguísticos de Koch (2010, 2015, 2016), Adam (2022), Cavalcante et al . (2022), entre outros, para focalizarmos na coesão, na progressão e na argumentação; e Cabral (2023) para compreendermos o modo de organização argumentativo. Apresente dissertação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo ação, de caráter interventivo e de método descritivo-interpretativo (Gil, 2002), direcionada para a análise de práticas de produção de texto e aprendizagens em língua portuguesa do gênero redação do Enem. Com base na análise bibliográfica realizada, constatamos que a progressão textual é de fundamental importância para a qualidade argumentativa do texto. Dessa maneira, aperfeiçoar a utilização dos mecanismos de progressão textual dos nossos alunos será de grande utilidade na vida educacional deles.