Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FAUSTINO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA FAUSTINO DE ARAÚJO
DATA : 23/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

CRENÇAS DE ESTUDANTES SOBRE AS LENDAS ICOENSES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DE NARRATIVAS DE MEMÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

 Língua portuguesa; Crenças; Lendas; Leitura; Escrita.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

O ensino de Língua portuguesa se faz a partir da perspectiva da língua em uso, para tanto [D1] considera-se importante um olhar atento para o meio onde vivem os sujeitos. Tomando como referência a cidade de Icó, localizada no interior do estado do Ceará, com história de mais de 200 anos. Em torno do nome e da história deste município, da cultura que se mantem latente circunda um a aura de fantasia e ficção revelada através de narrativas que trataremos como lendas, segundo Cascudo (2006), que define lenda como a tentativa de explicar partes da história de um povo. Assim consideramos a pesquisa a partir do seguinte questionamento: Como as crenças dos estudantes sobre as lendas icoenses impactam nas atividades de leitura e produção textual sobre temática local? Como objetivo geral pretendemos investigar as crenças de alunos nas aulas de Língua portuguesa, através das produções textuais de narrativas de memória, destacando o conhecimento das lendas icoenses como elemento constituinte da identidade local. Os objetivos específicos incluem: descrever o papel das narrativas orais e do gênero memórias literárias na formação dos leitores; verificar a relação de pertencimento e interesse pela leitura a partir das narrativas conhecidas como lendas icoenses; relacionar as crenças dos estudantes acerca das narrativas de memórias e da história e cultura da cidade como parte de sua própria história e analisar através de atividades de escritas o impacto do estudo das lendas na formação dos leitores. O estudo das crenças em Língua portuguesa é o eixo central desse trabalho, considerando sua relação com os contextos e identidades dos estudantes. Neste universo de estudo, Barcelos (2004) considera crença como uma maneira de ver e perceber a própria realidade, como resultado das interações e interpretações a partir do que se vive. Outro aspecto que destacamos é a constituição de crenças através das experiencias da comunidade, sendo assim, as lendas representam este nicho, no qual a vida das pessoas se faz marcar nesses fragmentos de história. A proposta de trabalho escrito é a produção do gênero memórias literárias, pois para Bakhtin (2016) o gênero memórias literárias parte de uma construção da linguagem através do diálogo com diversas vozes e discursos, representando assim esse recorte da história através das lendas. Na fundamentação apresentaremos as concepções de leitura, crenças, memória e identidade, respectivamente, bem como a relação que se estabelece entre esses conceitos considerando o contexto da sala de aula. Acerca das competências de leitura e escrita, nos basearemos em Antunes (2003), Rojo (2009), Kleiman (1995; 2016) e Zilberman (2009). Em relação à leitura como forma de conhecimento e humanização, nos apropriaremos das ideias de Cândido (2024) e Freire (2004; 2011). Como forma de relacionar a leitura com a análise crítica da realidade local, trataremos sobre identidade e memória com base nos estudos de Bossi (1994), cujas ideias se completam com as proposições sobre práticas de oralidade presentes nas obras de Leal e Gois (2024) e Carvalho e Ferrarezi jr (2018). Somando-se a estas compreensões trataremos sobre a teoria das crenças com base nos escritos de Barcelos (2004; 2006; 2011) e Silva (2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, quanto a forma se abordagem e objetivos. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação, que se caracteriza por reflexão permanente sobre a ação e colaboração entre os participantes. Como resultado, pretende-se responder as questões de pesquisa relacionadas as crenças dos estudantes considerando-os como parte de um meio social, cultural e histórico que contribuem para seu amadurecimento e formação.


 [D1]Máximo de palavras 500 palavras

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Interno - ***.528.954-** - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFERSA
Externo à Instituição - MÁRIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 12:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern