Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE CAVALCANTI MOREIRA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE CAVALCANTI MOREIRA LEITE
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

ENTRE SONS, RITMOS E MELODIAS: O LUGAR OCUPADO PELA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Musicalização; Prática docente; Educação Infantil


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Esta pesquisa será densenvolvida em uma escola localizada na zona urbana, no munícipio de São José de Piranhas-PB, intitulada Escola Jardim Encantado, tendo a seguinte questão de investigação: Qual o lugar ocupado pela musicalização em turmas de Educação Infantil em uma escola pública da rede municipal de ensino de São José de Piranhas-PB? Para buscar responder a essa questão, estabeleceu-se como objetivo geral: Analisar o lugar ocupado pela musicalização em turmas de Educação Infantil na perspectiva de compreender se essa linguagem artística tem espaço na prática docente em sala de aula. Para amparar o objetivo acima mencionado, traçou-se os seguintes objetivos específicos: (I) Mobilizar discussões teóricas que contemplem a musicalização e sua relação com a prática docente na Educação Infantil; (II) Observar se os professores estão desenvolvendo práticas em sala de aula que envolvam a musicalização; (III) Identificar, nos posicionamentos docentes à luz das discussões teóricas apresentadas, como a musicalização é vista na Educação Infantil; (IV) Possibilitar reflexões que levem a compreensão do papel da musicalização na prática docente na Educação Infantil. Neste trabalho investigativo, utiliza-se uma abordagem qualitativa, ancorada em uma pesquisa de campo do tipo exploratória, será adotado como instrumentos para construção dos dados a observação estruturada em duas turmas de Pré II da Educação Infantil, o formulário investigativo, o diário de campo com o roteiro previamente estruturado, e a entrevista semiestruturada que serão realizados com os colaboradores da pesquisa. Para análise e interpretação dos resultados, optou-se pela análise descritiva, exploratória e explicativa. Essa dissertação será fundamentada nas ideias dos seguintes autores: Barbosa (2011), Brito (2003), Cavini (2011), Ferreira (2002), Hummes (2014), Jeandot (1993), entre outros. Além de documentos voltados às práticas pedagógicas relacionadas à música que tratam de conceitos e bases legais sobre a musicalização na Educação Infantil. Neste sentido, espera-se que este trabalho contribua para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem na rede municipal, bem como às futuras pesquisas que venham a ser desencadeadas tendo a musicalização na Educação Infantil como temática investigada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Externa ao Programa - 12767 - MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 28/08/2024 11:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern