CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO E ENSINO
Cultura de paz; Formação; Ensino; Justiça restaurativa.
A cultura de paz tem como âncora a educação. É potencializando a superação da cultura da violência pela cultura de paz que teremos uma formação ética, transdisciplinar, humana, e um ensino integral frente a complexidade da realidade. Estruturou-se como problema de pesquisa a seguinte indagação: como a instauração do Programa Justiça Restaurativa na escola contribuí na formação do professor, na perspectiva da cultura de paz e como reverbera no desenvolvimento do processo de ensino no município de São João do Rio do Peixe – PB? Discutir sobre a temática propiciará uma reflexão em exponencial sobre a importância da formação do professor nessa perspectiva e suas contribuições no processo de ensino. Estabeleceu-se como objetivo geral: Compreender a instauração do Programa de Justiça Restaurativa na escola e suas contribuições no processo de formação dos professores na perspectiva da cultura de paz e analisar como a Justiça restaurativa reverbera no desenvolvimento do processo ensino em uma escola municipal no município de São João do Rio de Peixe – PB. O texto dissertativo utilizará como referencial teórico, autores que contribuem para a compreensão da temática, a saber: Pecotche (2014), Weil (1993), Jares (2002, 2007), Milani (2003, 2004), Diskin; Roizman (2021), Johan Galtung (1990, 2018), Noleto (2010), Salles Filho (2019), Garcia (1999), Caldas (2021), Tardif (2014), Castro (2018), Delors et al (2010), Nóvoa (2009), Freire (2002, 2022), Suanno (2023), Morin (2011, 2003, 2015), Bianchini (2012), Zehr (2008, 2012), Grecco et al (2014), Evans; Vaandering (2018), Pranis (2010, 2011, 2018), Rosenberg (2016), entre outros. Além de documentos como Leis, Decretos, Resolução, Relatórios Convenções, Manifesto, Declarações e Programas, entre outros alinhados ao tema. A presente pesquisa se desenvolverá através da abordagem qualitativa, objetivando uma compreensão profunda do fenômeno pesquisado. Tem como tipo de pesquisa um estudo de caso. O lócus será a Escola Municipal Esperança Revigorada e os sujeitos da pesquisa serão os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, (ainda em construção). Os instrumentos de construção dos dados serão: a entrevista semiestruturada e a observação participante com a utilização do diário de bordo. Como técnica de análise de dados teremos a análise do discurso, de cunho interpretativo. Espera-se que este estudo promova uma discussão frente à temática estudada, e assim produza resultados que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, e na materialização da cultura de paz nas escolas como um processo humano significativo.